total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Novo ânimo

Em Setúbal não achei que tivéssemos melhorias significativas no jogo. Falhamos golos feitos como anteriormente e o golo da vitória foi o resultado de uma aselhice do guarda-redes adversário. Também tivemos as habituais falhas defensivas mas que desta vez não resultaram em golos. O regressado Filipe Augusto deu outro ar ao meio campo mas a equipa não jogou muito diferente do habitual. Mas vencemos, é certo, e isso foi o que importou. Aliás, o próprio Luís Castro assumiu mesmo que a vitória também se deveu ao trabalho do anterior treinador.

No sábado já vi algumas melhorias, como por exemplo o Rafa Soares. Esforçou-se mais do que o habitual, subiu mais do que o habitual no terreno e voltou a fazer uma assistência, que resultou no primeiro golo marcado pelo Yazalde que nove meses depois voltou a facturar.

Rafa Soares esteve muitos furos acima do que lhe é habitual e falta saber se era por indicações do mister anterior que não era tão interventivo no nosso ataque, apesar de ter um golo e uma assistência.

Também o Krovinovic teve sinal mais. Assumiu o jogo, jogou e fez jogar (por exemplo o toque de calcanhar que dá início ao primeiro golo) e pelo menos a mim faz-me questionar se devemos ou não voltar ao 4-4-2 já que o meio campo revela-se cada vez mais o nosso sector mais forte e candidatos para as três vagas são mais que muitos (Wakaso, Filipe Augusto, Rúben Ribeiro e Krovinovic além do João Novais, Tarantini, Pedro Moreira e convém não esquecer o Vitó).

Apesar do nosso domínio no jogo os três minutos de desconto pareceram muito quando a equipa do Tondela reduziu o marcador. Mas na saída para um contra-ataque, Krovinovic e Filipe Augusto souberam manter o sangue frio e dar um banho de água fria no ímpeto final do adversário.

Na próxima segunda-feira visitamos o Arouca, equipa que nas últimas quatro jornadas venceu três jogos e somou nove pontos. Com a vitória fora nesta jornada soma agora 14 pontos e está apenas a 3 pontos de nós.

1 comentário:

JCDaniel disse...

Apesar de não ser adepto do vosso clube, sou fã de há já algum tempo dos métodos do Luís Castro e por isso é com imenso prazer que estou a acompanhar as transformações que lentamente se vão despontando na vossa equipa.

Obviamente que o tempo ainda foi muito curto e as mudanças ainda não são óbvias. A assimilação de novas ideias de jogo, de novas adaptações táticas, novos automatismos e as boas movimentações coletivas coordenadas a nível ofensivo e defensivo são processos graduais que apenas surgem consolidados com meses de treino.

Mas deu-me prazer ter observado o Rio Ave nestes últimos dois jogos e ver já algumas mudanças imediatas na inteligência de contemporização de jogo, na gestão mais inteligente das diversas fases de jogo, na organização um pouquinho mais metódica e racional a nível ofensivo e essencialmente defensivo.

Mas é óbvio que resultados negativos vão ainda aparecer, essencialmente nesta fase de transição de assimilação de novas ideias o que será perfeitamente natural, por isso sugiro aos vossos adeptos a máxima paciência para com o Luis Castro. Se lhe derem tempo e margem de manobra suficiente acredito que vocês não se vão arrepender.

Uma última nota para Filipe Augusto e Krovinovic. São dois jogadores de boa técnica e acima de tudo com uma inteligência tática muito acima da média do que se costuma observar no campeonato português. Aproveitem esses jogadores ao máximo.

Boa sorte para esta nova fase!