total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Reforços?

Agora que já passou o mediatismo da passagem à fase de grupos da liga europa e da merecida liderança do campeonato, é hora de assentarmos e perceber o que teremos no resto da temporada: se o Rio Ave exuberante que goleia Estoril e Boavista ou o Rio Ave intranquilo que perde com o Arouca em casa mesmo em vantagem numérica. O mais provavel é estarmos algures entre estes dois extremos. As minhas expectativas estão muito dependentes do que poderão fazer três dos reforços, nomeadamente Bressan, Jebor e Zeegelaar.
O primeiro já mostrou classe e capacidade para fazer boas assistências e marcação de bolas paradas, mas nos últimos jogos tem estado mais apagado e falta-lhe alguma agressividade nos momentos defensivos. Acomodou-se ao lugar? Falta de frescura física? Espero que voltemos a ver rapidamente o melhor de Bressan e que confirme todas as expectativas que nele são depositadas, pois será fulcral para voltarmos a ter um numero "10" que encha o campo.
Jebor ainda não teve muitas oportunidades. O seu representante confidenciou na suécia quando ainda não estava certa a permanência de Jebor, que se ele ficasse no Rio Ave nós iriamos lutar pelos 4 primeiros lugares. Excessos à parte, não está muito longe da verdade, mas para já o contributo de Jebor ainda foi mínimo tendo jogado poucos minutos, mostrando no entanto alguns detalhes que poderão fazer a diferença. Terá esta quarta-feira a sua oportunidade em Chaves? Para mim é ainda uma incógnita, mas acredito que poderá ser  uma mais valia e lutar com Hassan e Boaten pela titularidade na frente de ataque. À partida terá mais experiência e força que Boateng, mais garra e velocidade que Hassan, mas nesta posição, são os golos a ditar as leis.
Por fim Zeegelaar, só este domingo se estreou na segunda parte frente ao Arouca e deixou-me com água na boca. Em poucos minutos mostrou por 2 ou 3 vezes que tem muita força, velocidade e grande qualidade nos cruzamentos. Apesar de depois ter quase desaparecido do jogo devido ao jogo direto atípico que o Rio Ave praticou na última meia hora, tenho esperanças que este seja o extremo esquerdo que nos faltava para equilibrar a equipa que tendo Ukra como praticamente certo no lado direito, jogou nos últimos jogos com um Diego Lopes adaptado à esquerda. Apesar de não comprometer e ter estado bem na maioria das ocasiões, Diego não tem a velocidade e capacidade de desequilibrio no um para um que se exigem num extremo, devendo voltar a disputar com Bressan a posição mais avançada do meio campo. Zeegelaar também poderá jogar a defesa esquerdo, e deverá ser essa a sua posição amanhã pela ausência na convocatória de Tiago Pinto, no entanto, dadas as boas prestações de Tiago, penso que em próximos jogos veremos Zeegelaar mais adiantado no terreno.
Penso que se estes três reforços confirmarem o que deles se espera, teremos um Rio Ave uns furos acima da época passada, caso contrário, não espero uma toada muito diferente do que vimos nas duas últimas épocas, a não ser que alguns dos nossos já conhecidos, como Esmael ou Del Valle façam muito mais do que nos têm habituado.
Esta quarta-feira em Chaves, muitos dos menos utilizados terão uma oportunidade de mostrarem que podem ser alternativas, e bem que precisaremos deles neste calendário carregado de jogos até ao Natal.

VAMOS RIO AVE!

Sem comentários: