total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

segunda-feira, 30 de março de 2009

Isaías

Voltamos a viajar pelo passado, desta vez relembrando um jogador que nos representou apenas uma época mas devido à sua qualidade técnico/táctica, a sua passagem ainda nos perdura na memória. Também pelo facto de nos ter rendido algum dinheirinho com a venda do seu passe, trinta mil contos em moeda antiga. Este trabalho foi publicado pela primeira vez no blogue Glórias do Passado em 3 de Dezembro de 2007.


Isaías, carinhosamente apelidado pelos adeptos do SL Benfica com o “ Profeta Selvagem”, foi um médio ofensivo brasileiro que se destacou no futebol português na década de 80 a finais de 90 do século passado. Marcou inquestionavelmente uma geração no SL Benfica, onde fez grande parte da sua carreira de futebolista, e deixou o seu nome ligado a históricas conquistas dos encarnados.
Chegou a Portugal para representar o Rio Ave FC em 1987/88, teve passagens pelo Boavista FC e pelo SL Benfica, rumou ainda a Inglaterra onde actuou pelo Coventry City, regressando ainda ao nosso pais para, já em final de carreira, representar o SC Campomaiorense numa altura em que a equipa alentejana militava na 1ª Liga Nacional.
Isaías Marques Soares, nasceu na cidade de Vitoria no Estado da Bahia no Brasil no dia 18 de Outubro de 1963. Proveniente da AD Cabofriense, da cidade de Cabo Frio no Rio Janeiro, ingressou na equipa do Rio Ave FC na temporada de 1987/88.
Antes de ser contratado pela equipa vilacondense, Isaías teve uma primeira experiência em Portugal quando prestou provas na formação do CF Belenenses. Porém, os responsáveis do clube da Cruz de Cristo não lhe vislumbraram qualidade suficiente para avançar para a sua contratação.
Numa altura em que os planteis dos clubes portugueses eram literalmente inundados por jogadores oriundos do Brasil, alguns deles manifestamente sem qualidade, chegou a Portugal, por conta dessa mesma moda, este centrocampista que, todavia, muito cedo revelou uma capacidade futebolística impar e merecedora de rasgados elogios.
Assinou um contrato valido por uma época com a equipa do Rio Ave FC na temporada de 1987/88, então treinado pelo brasileiro Mário Juliatto. Foi o mais destacado jogador da equipa vilacondense nessa época, onde apontou 5 golos em 30 partidas realizadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Nessa competição, o Rio Ave FC não conseguiu evitar a descida à 2ª Divisão Nacional, classificando-se no 18º posto da tabela. Todavia, Isaías deixou uma marca de qualidade abrindo assim caminho a uma carreira de sucesso em Portugal.
(Rio Ave FC época de 1987/88)

No final da sua primeira época em Portugal teve vários clubes interessados na sua aquisição. Entre eles, diz-se, esteve o Vitoria SC que tentou contratar o médio brasileiro. Acabou, contudo, por assinar pelo Boavista FC na época de 1988/89, rumando para a equipa do Bessa.
Ao serviço do Boavista FC demonstrou a virtuosidade do seu futebol, protagonizando duas excelentes épocas ao serviço da equipa axadrezada. Com o brasileiro Pepe a treinador alcançou, pelo Boavista FC, o 3º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1988/89, com Isaías a alinhar em 35 jogos na competição e a apontar uma dezena de golos.
Na época seguinte, a segunda e última temporada no Bessa, Isaías apontou 12 golos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão nos 32 jogos que disputou. O Boavista FC, inicialmente treinador pelo português Raul Aguas, foi apenas o 8º classificado, efectuado uma prova mediana, ao contrário das exibições individuais protagonizadas por Isaías.
(Boavista FC época de 1989/90)

(Boavista FC época de 1989/90)

Esses desempenhos não passaram despercebidos a Sven Goran Eriksson, treinador do SL Benfica, que aconselhou a sua contratação aos responsáveis benfiquistas. No negócio da transferência de Isaías do Boavista FC para o SL Benfica, esteve envolvido o brasileiro Ademir Alcântara, ex jogador do Vitoria SC, que serviu de “moeda de troca”. Ademir foi sem grande sucesso representar o Boavista FC e Isaías passou a alinhar na equipa encarnada.
Sagrou-se Campeão Nacional logo na primeira temporada ao serviço dos encarnados. Marcou 5 golos em 24 jogos disputados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1990/91. Em 1991/92, ainda sob a égide de Eriksson no comando técnico do SL Benfica, foi vice campeão nacional, apontando 12 tentos ao longo das 26 partidas que disputou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Nessa época marcou um golo ao Vitoria SC no encontro a contar para o Campeonato Nacional disputado numa tarde de sol no Estádio Municipal de Guimarães com mais de 30.000 pessoas nas bancadas. O Vitoria SC, treinado por João Alves, perdeu por 1-3. Depois de César Brito e Kulkov colocarem os encarnados a vencer por 0-2, Isaías foi o autor do 0-3, enquanto Ziad reduziria ao minuto 82 para 1-3.
Recordo Isaías como um jogador de pura classe, com uma técnica admirável e uma capacidade física assustadora. Era um poço de força, garra e determinação. Diziam dele ser uma força da natureza. Alias os epítetos que lhe aplicavam eram vários. Alem de “Profeta Selvagem”, ou “Tractor”, também o conheciam como “Homem-Bomba” ou “Homem-Bala” devido à violência dos seus fantásticos e espontâneos remates.
A sua estampa física era também imagem de marca. Sempre de “peito feito”, num estilo pesado, mas impulsivo e demolidor, sempre que arrancava em velocidade para a área adversária era quase impossível de parar sem o recurso à falta.
Actuava por toda a frente de ataque, as vezes parecia meio perdido no terreno de jogo. Alem disso era um jogador muito popular, mas também um excelente profissional. A sua pecha era quando não acertava na baliza. Depois de inúmeras tentativas e quando a bola não entrava seguia-se um fartote de remates para o 3º anel. Também quando não desfrutava da melhor condição física, os seus desempenhos chegavam a causar impaciência aos adeptos.
(SL Benfica época de 1991/92)

Tomislav Ivic sucedeu ao sueco Eriksson na equipa técnica do SL Benfica. Os encarnados voltaram a não conquistar a principal competição portuguesa, mas venceram, desta feita, a Taça de Portugal da época de 1992/93, num desafio disputado no Estádio Nacional frente ao Boavista FC, antiga equipa do brasileiro Isaías. O SL Benfica impôs uma goleada de 5-2 a formação axadrezada num encontro onde Isaías não foi titular, entrando somente aos 79 minutos para render Vítor Paneira.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1992/93, Isaías apontou 9 golos nos 26 encontros em que alinhou. Um dos golos apontados teve mais uma vez como vitima a equipa do Vitoria SC, novamente derrotada por 3-1, mas desta feita no Estádio da Luz.
Numa altura em que Toni já havia rendido Ivic no cargo de treinador do SL Benfica, o Vitoria SC comandado por Bernardino Pedroto foi derrotado por 3-1, com os golos encarnados a serem apontados por William, Isaías e Yuran, e o tento de honra dos vimaranenses a ser da autoria do tunisino Ziad.
A época de 1993/94 o SL Benfica - que continuou a ter Toni como treinador principal - voltou a sagrar-se Campeão Nacional. Este ceptro em muito ficou a dever-se à dupla João Pinto e Isaías que praticamente carregaram a equipa do SL Benfica ao título. Isaías fez uma época em cheio e foi um dos destaques dos encarnados.
Nos 26 jogos em que foi utilizado apontou 13 golos, numero que lhe atribuiu o segundo lugar na lista de melhores marcadores da equipa atrás do internacional português João Pinto que anotou 14 tentos.
Foi esta a ultima temporada de gloria de Isaías ao serviço do SL Benfica, pois na época seguinte, apesar de continuar a ser uma pedra nuclear na manobra da equipa, padeceu também do efeito provocado pela entrada de Artur Jorge no cargo de treinador principal dos encarnados.
A acção de Isaías na equipa do SL Benfica continuou a ser fulcral, alias, nesta época de 1994/95 talvez bem mais, dada a falta de qualidade do conjunto encarnado. Marcou 14 golos em 22 jogos disputados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a sua melhor marca em Portugal, somente igualada mais tarde já ao serviço do SC Campomaiorense.
(SL Benfica época de 1994/95)

No final da época de 1994/95, Isaías foi mais uma das vítimas da famosa limpeza de balneário operada por Artur Jorge. Diz-se que terá sido praticamente forçado a abandonar o SL Benfica, depois de 5 épocas consecutivas a deliciar os adeptos de futebol em geral e os encarnados em particular.
Pelas bandas do Estádio da Luz, alem da pura classe, a garra e a sua determinação, deixou saudades os seus golos, quase sempre fantásticos e importantissimos. E foram muitos, alguns deles inesquecíveis, tal como algumas das exibições que produziu com a águia ao peito.
Um fantástico golo no Bessa em 1992/93, na Luz ao Sporting CP em 1993/94, os dois apontados no celebre Sporting CP - SL Benfica em Alvalade ou aquele frente ao Parma são por certo históricos. Mas a noite mais reluzente terá sido a de Highbury Park em Londres/Inglaterra, na Liga dos Campeões da época de 1991/92, quando o SL Benfica escudado numa portentosa exibição e os golos de Isaías venceu o Arsenal de Londres.
Rumou na época de 1995/96 ao Coventry City de Inglaterra, clube onde actuou na Priemer League inglesa. Em Inglaterra jogou também na temporada de 1996/97, ao serviço do mesmo clube, com 34 anos de idade.
(Coventry City temporada de 1996/97)

(Coventry City)
(Coventry City)

Regressou novamente a Portugal para integrar o plantel da equipa do SC Campomaiorense na temporada de 1997/98 sob a orientação técnica de Bernardino Pedroto.
Fantástico Campeonato Nacional da 1ª Divisão realizou a equipa alentejana atingindo um meritório 11º posto na tabela. Para esse feito muito contribuiu os préstimos de Isaías que, apesar da idade, ainda alinhou em 26 encontros da competição onde apontou 14 golos, numero que lhe garante o destaque de melhor marcador da equipa.
Este jogador que esteve a um passo de representar a Selecção Nacional portuguesa nos tempos em que jogou no SL Benfica, realizou a sua última temporada em Portugal na época de 1998/99 no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ainda ao serviço do SC Campomaiorense.
Nesta ultima época onde foi treinado por João Alves Isaías apenas apontou 4 tentos em 31 jogos, porem foi um elemento importante para a equipa que acabou por garantir o objectivo da manutenção no primeiro escalão do futebol português fruto do 13º lugar na tabela geral.
(SC Campomaiorense época de 1998/99)

Deixou Portugal no final da época de 1998/99 e regressou ao seu pais natal onde ainda jogou praticamente até aos 40 anos de idade. Representou ainda o AD Cabofriense e o Friburguense AC terminando definitivamente a sua carreira no ano de 2003.
Representou ainda Portugal na sua equipa de Futebol de Praia. Diz-se que actualmente é fazendeiro no Brasil e tem uma escolinha de futebol denominada de Escolinha 1º de Dezembro em Cabo Frio. Continua a jogar futebol, agora numa equipa de veteranos de Cabo Frio cidade onde reside.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Sem comentários: