total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

terça-feira, 24 de março de 2009

Soares

Feliz Soares é o jogador que se segue. Representou o nosso clube nas épocas 79/80 e 80/81. Chegou a Vila do Conde vindo de Guimarães com quase 34 anos trazendo sem dúvida experiência ao plantel. Para quem não sabe, Soares mais o Mário Reis e o Duarte Sá substituíram o treinador Ruben Garcia à 13ª jornada tendo continuado até à 19 jornada, altura em que estes foram rendidos pelo treinado Fernando Cabrita. O texto que apresentamos foi publicado no blogue Glórias do Passado em 2 de Dezembro passado.

Soares é um histórico jogador e antigo capitão do SC Beira Mar. A sua carreira de futebolista prolongou-se por mais de 20 anos consecutivos, período em que representou a formação aveirense, durante 8 temporadas consecutivas, mas também em clubes como o FC Pedras Rubras, o SC Lubango, de Angola, o Vitoria SC, o Rio Ave FC e o SC Salgueiros, colectividade onde encerrou a carreira profissional, com 38 anos de idade.

Feliz Gomes Nogueiras Soares, natural de Vila Nova da Telha, no concelho da Maia, nasceu no dia 30 de Outubro de 1945. Começou a praticar futebol no FC Pedras Rubras, onde foi inscrito oficialmente, pela primeira vez, na época de 1962/63.
Antes de ingressar no SC Beira Mar, o clube onde despontou para o futebol português, o defesa Soares esteve no ultramar, onde continuou a jogar, na formação do SC Lubango, da localidade antigamente denominada de Sá da Bandeira, no sul de Angola, província de Huila.
(Selecção Militar do Regimento da 2ª Infantaria de Sa Bandeira em 1970)
.
Começou a representar o SC Beira Mar na época de 1969/70, na 2ª Divisão Nacional. Logo na época imediatamente seguinte, em 1970/71, sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão Nacional ao serviço da colectividade aveirense.
Depois de vencer a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, garantindo, desde logo, a subida à 1ª Divisão Nacional, o SC Beira Mar venceu também a final daquele escalão, derrotando na partida disputada no Estádio Municipal de Leiria, o Atlético CP por 3-1, arrebatando, dessa forma, o ceptro de campeão nacional.
Soares foi titular no jogo decisivo para a conquista do troféu nacional. De resto, este defensor português foi mesmo um dos pilares da formação beiramarense ao longo de toda a temporada, protagonismo que viria a confirmar nas épocas seguintes.
(Equipa do SC Beira Mar na época de 1970/71)


Em 1971/72, Soares faz a sua estreia na 1ª Divisão Nacional. É titularíssimo na equipa do SC Beira Mar, actuando em 29 jogos da principal competição portuguesa sem, contudo, apontar qualquer golo.
Numa temporada muito complicada, a formação de Aveiro, pelo 13º lugar alcançado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, teve de disputar o denominado Torneio da Competência, onde conseguiria, a final, garantir a manutenção no principal escalão do futebol português.
Se a prestação individual durante o ano de estreia na 1ª Divisão Nacional superou todas as expectativas, Soares logo confirmou, na época seguinte, todas as credenciais evidenciadas, realizando, certamente, uma das melhores temporadas de sempre.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1972/73, onde o SC Beira Mar foi o 12º classificado, garantindo a permanência, o defesa Soares actuou em todos os 30 jogos da competição, tendo, desta vez, marcado 4 golos.
Já na temporada seguinte de 1973/74, Soares manteve o mesmo nível exibicional e mesma importância na manobra defensiva da equipa. Jogou outra vez todas as 30 partidas da competição, tendo apontado, desta feita, somente 2 golos.
Todavia, nesta época, o clube aveirense não conseguiu manter-se na 1ª Divisão Nacional. Repetiu novamente o 13º posto na tabela classificativa e, consequentemente, teve que disputar, mais uma vez, o denominado Torneio da Competência.
Só que porem, desta feita, o SC Beira Mar acabou por ser suplantado na classificação daquela fase final pelas formações do Leixões SC e Atlético CP, clubes que garantiram o direito a participar na 1ª Divisão Nacional.
Soares acompanhou o regresso do SC Beira Mar à 2ª Divisão Nacional. Seria, contudo, efémera a passagem do clube aveirense pelo segundo escalão do futebol português. A temporada de 1974/75 correu bem e a equipa do SC Beira Mar regressou novamente à 1ª Divisão Nacional.
É já na condição de capitão de equipa do SC Beira Mar que Soares disputa o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76. Nesta prova, em que os aveirenses repetiram uma vez mais o 13º lugar, agora cumprindo o objectivo da manutenção, Soares continuou a ser determinante na equipa. Foram novamente 30 os jogos em que alinhou, apontando 3 golos em toda a competição.
Bem mais atribulada seria a temporada seguinte de 1976/77, onde o clube aveirense viveu dias de instabilidade, com sucessivas mudanças no comando técnico da equipa. Para não variar voltou a quedar-se pelo 13º posto da tabela classificativa, agora insuficiente para garantir a manutenção na 1ª Divisão Nacional. Nesta época, os números de Soares, registam 4 golos em 27 jogos jogados pelo SC Beira Mar.(Equipa do SC Beira Mar da época de 1976/77)

(Soares o capitão de equipa do SC Beira Mar em 1976/77)

Após mais uma descida de divisão, o defesa Soares, com quase 32 anos de idade, decide mudar o rumo na sua carreira. Vai assinar contrato valido por uma época com o Vitoria SC, reforçando, deste modo, a equipa liderada por Mário Wilson para a temporada de 1977/78.
Mário Wilson buscava a contratação de um defesa central experiente, forte na marcação e com bom jogo de cabeça. Em Soares encontrou todos os predicados que buscava, justificando assim a sua contratação.
(Soares entre os reforços do Vitoria SC na época de 1977/78, Romeu, Mané e o guardião Melo)


De facto, Soares era um defesa central de marcação. Um homem bastante simples, trabalhador e de um profissionalismo verdadeiramente exemplar. Alias, só mesmo um profissional daquela estirpe conseguiria, como Soares conseguiu, jogar na 1ª Divisão Nacional com quase 40 anos de idade, altura em que terminou a carreira profissional.
Como jogador tratava-se de um lutador dentro do campo, bastante intenso, abnegado e muito difícil de transpor. Com invejável porte atlético, Soares era muito bom na marcação individual, excelente no jogo de cabeça e, apesar de ser um defesa central, tinha boa técnica técnica individual.
Estreia-se, oficialmente, com a camisola do Vitoria SC, na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1977/78, numa partida vencida pelos vimaranenses, no Estádio Municipal de Guimarães, por 2-0, ao SC Espinho.
Soares foi durante a época de 1977/78, praticamente sempre, titular no quarteto defensivo do Vitoria SC. Integrava o eixo defensivo vimaranense com o guardião Melo, os laterais Ramalho e Alfredo e o outro defesa central Torres, o seu parceiro no centro da defesa.
(Equipa do Vitoria Sc na época de 1977/78)

Ao longo desta temporada realizou 27 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando, pelo Vitoria SC, 2 golos em toda a competição. Registe-se aquele que seria um dos golos marcados por Soares com a camisola do Vitoria SC.
Aconteceu, no dia 21 de Maio de 1978, precisamente o golo que daria o triunfo ao Vitoria SC sobre o CF Belenenses por 1-0. No ultimo minuto do primeiro tempo deste desafio jogado no Estádio Municipal de Guimarães, após a marcação de um canto e de um desvio ao primeiro poste o avançado vimaranense Mane, surgiu Soares, de cabeça, a desviar o esférico para o fundo das redes do CF Belenenses.

(Lotado Estadio do Bessa em 1977/78, no jogo entre o Boavista FC - Vitoria SC)
.

Durante o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1977/78, o Vitoria SC conseguiu bons resultados até ao final da 1ª volta da competição. Já na segunda metade, a equipa vimaranense venceu apenas dois encontros, baixando consideravelmente o seu desempenho, acumulando uma série de maus resultados, que o levaram, novamente, a classificar-se na 6ª posição no final da prova.
Nesta época refira-se ainda, particularmente, o prestigioso troféu conquistado por Soares. O jogador do Vitoria SC venceu o Premio Correcção, distinção instituída pelo jornal Record, destinado a premiar o jogador mais correcto ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Soares, alem de receber 150 contos de prémio, foi ainda brindado com um troféu individual, que consistia numa peça artística de Florença.

As boas prestações de Soares incentivaram os responsáveis da Direcção do Vitoria SC a renovar o contrato com o jogador. Assim, o defesa Soares permaneceu em Guimarães na época de 1978/79.
Visando obter uma classificação europeia, o Vitoria SC, liderado por Mário Wilson, apostou forte no início da nova temporada, contratando vários jogadores. Para o sector defensivo destaca-se, claramente, a contratação do ex sportinguista Manaca.
É com este jogador que Soares irá formar dupla de defesas centrais no Vitoria SC. Porem, nesta época de 1978/79, digamos que não foi um titular indiscutível, pois alternava, com frequência, com Torres. Ainda assim, Soares jogou 23 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1978/79, sem ter apontado qualquer golo.
Durante a época de 1978/79, a equipa do Vitoria SC tem uma prestação intermitente, mas anda sempre próxima dos lugares da frente. Contudo, acaba por perder novamente o acesso às competições europeias devido a uma ponta final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de fraca qualidade.
Perde jogos essenciais na luta por uma acesso as provas internacionais de clubes, segundo consta, em grande medida, devido ao facto do seu treinador Mário Wilson acumular as funções de treinador do Vitoria SC com as de seleccionador nacional de Portugal.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1978/79)

No final desta temporada de 1978/79, o Vitoria SC opera uma profunda revolução no quadro de jogadores profissionais. Soares é incluído no extenso lote de jogadores dispensados pelo clube vimaranense, não renovando assim o seu contrato.


Jogador experiente e de créditos firmados, acaba por rubricar contrato com o Rio Ave FC. A equipa vilacondense milita na 1ª Divisão Nacional na época de 1979/80. Termina a principal competição portuguesa no 16º lugar da tabela classificativa, a ultima posição, e como tal é despromovido à 2ª Divisão Nacional.
Mais uma vez Soares assume a condição de titular indiscutível, desta feita, representando a formação vilacondense. Realiza 28 jogos e marca 1 golo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1979/80.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1979/80)

(Soares no Rio Ave FC na época de 1979/80)

(Soares é interveniente neste lance do desafio Rio Ave FC - Boavista FC jogado no pelado do Campo da Avenida na cidade Vila do Conde)

(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1979/80)
.
(Com a camisola do Rio Ave FC na época de 1979/80)
. (Caricatura de Soares com as cores do Rio Ave FC)

Volta a jogar a 2ª Divisão Nacional na temporada de 1980/81, representando o Rio Ave FC. A equipa vilacondense consegue regressar à 1ª Divisão Nacional depois de vencer a Zona Norte e assim Soares alcança um novo sucesso na sua carreira. Formou com o brasileiro Baltemar Brito uma dupla de defesas centrais verdadeiramente extraordinária. (Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1980/81)

(Equipa do Rio Ave FC na época de 1980/81)

Sucesso que voltou a experimentar, agora actuando pela equipa do SC Salgueiros, clube que na época de 1981/82 pretendia retornar ao primeiro escalão do futebol português. Para isso contratou alguns jogadores experientes, como Soares, para equilibrar alguma juventude do plantel.
Em 1981/82 o SC Salgueiros não venceu a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, mas fruto do 2º lugar na classificação, teve direito a jogar a denominada “Liguilha”. Disputada já no início da época de 1982/83, o SC Salgueiros venceu aquela derradeira prova e integrou o lote de equipas que disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1982/83.
(Equipa do SC Salgueiros na época de 1981/82)


Foi assim o regresso de Soares aos principais palcos do futebol português, agora, representando o SC Salgueiros, o seu último clube como profissional. A equipa salgueirista, comandada por Henrique Calisto, foi uma boa sensação do principal campeonato português de 1982/83. Passado o primeiro terço da competição, a equipa começou a pontuar com regularidade e muito cedo se afastou dos angustiantes lugares da descida.
Soares, com 37 anos de idade, foi titularíssimo nesta equipa do SC Salgueiros que jogou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, actuando em todos os encontros da competição e apontando 1 golo. Na dose certa, a junção da veterania e experiência de Soares com a juventude e capacidade de Mariano, o outro defesa central salgueirista, redundava numa dupla de centrais difícil de transpor.
O admirável defesa Soares continuou ao serviço do SC Salgueiros na temporada de 1983/84, para aquela que seria definitivamente a ultima época como profissional de futebol. Despediu-se da 1ª Divisão Nacional jogando, ainda assim, 20 jogos, sem ter marcado qualquer golo.
Apesar da idade, ao contrário do que a normalidade pressupunha, Soares ainda jogou varias vezes como titular na equipa do SC Salgueiros, inicialmente comandada pelo estreante treinador Octávio Machado (substituído por António Fidalgo no decurso da prova) e que terminou em 11º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1983/84, cumprindo, desta forma, o objectivo da manutenção no principal escalão português.
(Plantel do SC Salgueiros na época de 1983/84)
(Mais recentemente, o antigo futebolista Feliz Soares)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Sem comentários: