total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

terça-feira, 6 de maio de 2008

O PRIMEIRO JOGO DO RIO AVE

...Foi em 1939, no ano da fundação, ainda a equipa não estava filiada. Um domingo foram de abalada até Beiriz, para defrontarem o clube local. Alugaram uma camioneta para o transporte dos jogadores, directores e para quem quisesse acompanhar o grupo. As inscrições não tardaram e como havia ainda dois adeptos que queriam ir ver o jogo, os directores José e João Saraiva Dias, cederam o lugar e foram de bicicleta... o desafio foi emotivo e o resultado foi favorável ao Beiriz por duas bolas a uma...
in Revista do Rio Ave F.C. n.2

Isto passou-se faz hoje 69 anos. O que mais me chamou à atenção quando li este texto não foi o resultado final mas sim o facto de dois directores cederem o seu lugar na camioneta a outros tantos adeptos. Já há 69 anos o Rio Ave F.C. despertavam paixões nos seus adeptos e directores havia que não olhavam a meios para retribuírem essa paixão.
As duas últimas corridas aos bilhetes por uma parte significativa dos sócios não dignificou o exemplo dado há 69 anos atrás, por isso lanço o apelo à Direcção para que para domingo apenas coloque à disposição dos associados e adeptos as camionetas necessárias a todos aqueles que estejam interessados em pagarem o seu bilhete para o Jogo do Regresso.
No domingo passado viu-se a quantidade de adeptos que adquiriu bilhete para o jogo contra o Santa Clara. Quem AMA o Rio Ave F.C. e sabe quando o clube mais precisa, não olha a despesas para o apoiar.
Embora não possa estar presente por motivos profissionais apelo à Direcção: Transporte gratuito sim, bilhetes gratuitos não.
E para a história aqui fica o primeiro onze: Machado, Egito, Romão, Granja, Rodrigo, Gavina, Carlos Carneiro, Neca Pintor, Né Catraio, Cândido e Francisco Ceia.
NOTA onde anteriormente se lia “…parte significativa dos sócios dignificou o exemplo…” foi emendada para “…parte significativa dos sócios NÃO dignificou o exemplo…”

2 comentários:

Moisés Cambola disse...

Estas são as histórias que me dão ainda mais força para continuar a apoiar o Rio Ave.
O Rio Ave é ENORME.

Permitem-me que coloque aqui um texto que escrevi num debate sobre mistica no relvado.com.

O Tópico era : O TEU CLUBE TEM MISTICA?

Respondi assim:

Se mistica é um AMOR irracional, um sentimento que não se entende, SENTE-SE, VIVE-SE, que abarca um clube, seus adeptos, jogadores, todo o seu envolvimento, então o Meu RIO AVE é especial, tem uma mistica enorme, RAÇA, DEVOÇÃO, ENTREGA...É A MISTICA do ACONTEÇA O QUE ACONTECER SOU RIO AVE ATÉ MORRER...

Não é suposto este tópico ser crítico relativamente aos que apoiam os três grandes, ou aos que apoiam ao mesmo tempo um "pequeno" e um "grande". É simplesmente curiosidade, e pareceu-me que seria um bom tópico para debate.

Mas o que leva tanta gente a preferir apoiar um clube que fica a centenas de quilómetros de distância, com o qual não se tem muitas vezes qualquer afectividade e a cujos jogos muitas vezes não nos podemos deslocar (seja porque dá na televisão, porque é caro ou longe, etc)?

Pessoalmente, sempre cresci com amigos que apoiam os três grandes, salvo a rara excepção de um ou outro que apoiam como eu exclusivamente o Rio Ave, mas sempre me custou compreender porque motivo o faziam.
Não entendo o bi-clubismo.

Como já devem ter percebido, dá-me muito mais prazer ir ver e apoiar a equipa que representa a minha zona,as minhas origens, com a qual cresci a ir ver os jogos, a ter alguns momentos felizes e (muitos) infelizes, e tenho pena de não conseguir "arrastar" para os jogos amigos que moram a 5, 10, 20 minutos do estádio. No estádio do meu clube tudo me é familiar, e há até uma cumplicidade com os adeptos que vão ver a nossa equipa todas as semanas e com os jogadores...este sentem que têm de deixar a pele em campo, não jogam eles com AMOR Á CAMISOLA mas jogamos nós.
O meu clube tem mistica, é especial, é uma doença que me há-de acompanhar até á morte.
ACONTEÇA O QUE ACONTECER SOU RIO AVE ATÉ MORRER!

João Borges disse...

Pois é Moisés, essa sensação de estar na minha própria cidade e estar ao mesmo tempo em terreno inimigo em relação ao futebol tem-se acentuado ao longo dos anos, há muitos mais adeptos dos chamados três grandes do que do clube da terra e quando me perguntam qual é o meu clube e respondo Rio Ave, ficam a olhar desconfiados, como que, eu estivesse a dizer aquilo para encobrir o meu verdadeiro clube e só começam a acreditar quando as pessoas começam a conhecer-me melhor e dizem:
ès mesmo maluco pelo RIO AVE F.C!!