total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sábado, 31 de dezembro de 2016

Ano em revista

O ano de 2016 foi mais um ano fantástico para a nação rioavista ainda que aqui e ali, como é normal, hajam coisas a melhorar. Deixo aqui as minhas avaliações ao ano que está prestes a terminar.

Desportivamente: mais um ano excelente ao nível de resultados, sendo que os objectivos foram quase todos cumpridos. Atingimos o 6º lugar que nos deu acesso às competições Europeias e só o facto de termos caído à primeira nos deixa um amargo de boca. Nas taças não conseguimos atingir nenhuma final, mas voltamos a chegar às meias-finais da taça de Portugal, caindo aos pés do clássico Sp. Braga. Também na taça da Liga ficamos na fase de grupos atrás do...Braga. Alternância entre vitoriosos e derrotados nos dois clubes, sendo que já nesta época estamos em vantagem sobre os Arsenalistas, com a recente vitória para a taça da Liga.

Financeiramente: Mais um ano marcado pelos resultados positivos, como sempre tem sido desde que o nosso presidente ASC pegou nos destinos do clube. O novo contrato de patrocínio com a MEO veio dar um impulso nas contas, ainda que o dinheiro das transmissões sobre a chancela da MEO chegue só em 2018. Para já, governamo-nos com os 2,2 milhões da Olivedesportos. O ponto menos positivo é a falta de vendas significativas, com os valores baixinhos da venda dos 50% de Hassan por 750 mil euros, item que temos que melhorar se quisermos evoluir.

Infraestruturas: Continuamos no rumo seguido da melhoria dos nossos espaços e no acrescentar de mais valias. A obra que este ano mais se distinguiu foi o novo relvado natural para treinos que foi inaugurado com pompa e circunstância, com muitas entidades presentes para Inglês ver, porque na realidade quem suportou o valor da obra foi inteiramente o clube. Mais obra está no horizonte, principalmente para dotar o departamento de formação com melhores condições. O Rio Ave foi dos poucos clubes Portugueses a ser certificado como entidade formadora.

Formação: O ponto mais negativo do ano, como aliás, tem sido ao longo dos anos. Não pelos resultados que os diversos escalões vão obtendo, que estão ao nível dos melhores, desde as escolinhas até aos juniores, mas pela falta de aproveitamento das diversas fornadas de qualidade que o clube tem formado. A política desportiva tem que passar pela aposta na venda de ativos preferencialmente da formação. O que se tem visto, e já vários treinadores passaram pela equipa principal, é a marginalização dos jovens atletas em detrimento de outros com idades similares provenientes de outros clubes e a valorização desses. O clube tem que impor logo à partida os seus interesses. Falta uma equipa B, é verdade, mas não nos podemos esquecer que temos juniores de anos diferentes, que lutaram pelo título de campeões de sub-19 com outros que vão aparecendo por aqui, de outros clubes, e que lhes vamos dando oportunidades de jogar e evoluir.

Apoio à equipa: Nos jogos em casa vai-se mantendo tudo igual, as mesmas 2000/3000 pessoas por jogo e pouco propensas a cantorias muito por culpa das condições do estádio. Ou faz chuva, ou faz vento ou frio, não convidando muitas vezes a ida ao estádio. As barreiras físicas que impedem o ajuntamento de pessoas, ou porque tem um corredor, um muro, um túnel, uma grade, etc...ficando 200 num sítio, mais 500 noutro, mais 100 noutro, dando uma sensação fria e não motivando grandes manifestações de alegria. Nos jogos fora não temos 2000 pessoas mas quem vai tem a disposição de apoiar a equipa. Neste item temos uma significativa melhoria com o apoio do Bus 23 que vai garantindo um mínimo de 100 adeptos em todos os jogos, seja durante a semana ou não.

Balanço amplamente positivo deste ano de 2016 e esperamos que no novo ano que vamos entrar tenhamos pelo menos um ano tão bom quanto este, se possível melhor. Queria lembrar aos rioavistas que vamos entrar em ano de eleições, e não sendo no nosso clube habitual haver mais do que uma lista a sufrágio, temos que estar sempre de olho no que pode acontecer e não esquecer quem tanto fez pelo nosso clube nestes últimos 9 anos. Não se esqueçam que o pote dourado dos milhões da Meo são já em 2018 e as eleições no nosso clube no final de 2017.

Bom ano a todos os que nos lêem, principalmente para os verdadeiros rioavistas.