2 - A proposta da transformação da SDUQ em SAD é feita sem explicar verdadeiramente o porquê, principalmente porque nas AGs anteriores nunca se mencionou o facto de as "contas" estarem tão graves como agora têm vindo a público, apesar de na última AG a vice-presidente Alexandrina Cruz ter referido o facto de haver a necessidade de se "contratar" um técnico que pusesse as contas no bom rumo (quem esteve atento a essa AG só poderá ter ficado surpreendido com essa revelação) e não me parece que tenha sido uma descida a responsável única por tão grave descalabro.
E por falar em SAD, propor a transformação da sociedade desportiva em SAD sem que se mencione o novo regime de sociedade desportiva (Sociedade Desportiva por Quotas - SDQ) que será ou já foi aprovado pelo governo e que a LPF já deu conta disso, é estar a esconder algumas opções aos sócios.
Um exemplo, em Maio o presidente do Paços de Ferreira defendeu que a SDUQ que gere o seu clube tem os dias contados, MAS que não optarão por constituir uma SAD e SIM por constituir uma SOCIEDADE DESPORTIVA EM MODELO DE SOCIEDADE COMERCIAL (a tal SDQ).
Ou seja, pretende que deixem de ser uma sociedade por quotas unipessoal limitada e passem a ser uma sociedade limitada (que difere de uma SAD porque os detentores da sociedade não são anónimos) que terá sempre um mínimo de dois sócios.
Tal como numa sociedade limitada, creio eu que quem vende a sua parte, dará obrigatoriamente preferência aos outros accionistas e não a novos investidores.
LINKS:
https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20222023/noticias/institucional/liga-portugal-apresenta-propostas-para-o-novo-regime-juridico-das-sociedades-desportivas/
https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20222023/noticias/institucional/pedro-proenca-pede-regime-juridico-das-sociedades-desportivas-tao-robusto-e-completo-quanto-possivel/
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=governo-aprova-alteracoes-ao-regime-juridico-das-sociedades-desportivas
https://alexandrinacruz.pt/programa

Sem comentários:
Enviar um comentário