Na nossa época de estreia na 1ª Divisão houve uma corrida aos quiosques para adquirirmos cromos do RAFC. Ao longo da época saíram não uma, mas cerca de oito colecções diferentes de cromos de futebol.
Não era a primeira vez que saíam cromos do RAFC. Na época 1977/78 a colecção penalti publicou publicou cromos dos plantéis das três zonas da 2ª divisão e um desses era o nosso.
A coleção que deixo aqui hoje é a "Campeões 79/80" publicada pela Mabilgráfica com 224 cromos colecionáveis, 13 cromos por clube (plantel mais emblema e mais onze jogadores) e outros 16 cromos que desconheço. Uma particularidade desta colecção era dos cromos dos plantéis saírem dos dobrados das carteiras, daí o vinco.
Como as colecções iam saindo ao longo da época, era normal que as primeiras publicações tivessem algumas gralhas, como no caso desta. Os jogadores Serrão e Moreira não fizeram parte da época de estreia na 1ª Divisão, mas sim da época da subida, assim como o cromo do plantel não ser o da época 1979/80, mas também da época anterior.
Aliás, esse cromo do plantel tem sido erradamente identificado como sendo o primeiro plantel da época de estreia, como se pode ver na página 49 daquilo que se convencionou chamar Livro dos 80 anos (livro com dezenas de gralhas e essa é uma delas, a intenção era boa e bem vinda, mas o trabalho que foi feito nesse livro ficou aquém do esperado e serviu mais uma vez para promover o presidente demissionário. Aconselho a compra e leitura do livro do José Maria Araújo de Almeida, livro que muito dignifica o nosso Clube) como já recentemente foi usada naquela promoção dos 84 anos do RAFC como o texto da estreia na 1ª divisão. Basta saber que o guarda-redes Álvaro apenas nos representou na época da subida para identificarmos correctamente aquele plantel.

Sem comentários:
Enviar um comentário