Foi um fim de semana feliz para mim. Não por pertencer ao grupo de adeptos que rejubilam com os erros da equipa para poderem insultar e dizer mal de jogadores e equipa técnica, mas porque no sábado fui pai pela primeira vez, de uma linda menina, que me fez esquecer a desilusão desportiva do dia seguinte. Mas continuamos a ser a segunda melhor equipa da Liga Vitális, e só temos que manter essa performance durante mais 15 dias.
Já só faltam 2 finais para o Rio Ave conseguir os seus objectivos. Se até agora tinha mantido o discurso no sentido de ainda não termos conquistado nada e nos faltarem ainda uma série de finais, também agora, após um resultado menos positivo, afirmo categoricamente que AINDA NÃO PERDEMOS NADA!!! Faltam só 2 jogos para terminar a época, são 180 minutos em que tem de se continuar a dar o máximo e superar cada um dos adversários: primeiro o Santa Clara, depois o Feirense. Temos 1 precioso ponto de vantagem sobre o Gil Vicente e só por falta de empenho é que os jogadores poderão vir a ser criticados no final se não conseguíssemos os objectivos, o resto é futebol. Por isso, há que arregaçar as mangas e trabalhar!
Trabalhar o aspecto físico mas essencialmente o aspecto mental dos jogadores. Para isso, tem que haver alguém que os motive e os faça ver que o objectivo final está aqui tão perto!
Já disse aqui e aqui que o principal problema do Rio Ave a época passada foi psicológico e sugeri a contratação de um psicólogo para complementar a equipa técnica, uma vez que João Eusébio demonstrou não ter essa capacidade. No ano passado quando ainda era matematicamente possível subir, disse algo como "É difícil dar a volta à cabeça dos jogadores", este ano, após o jogo do Varzim, as palavras foram "Nunca está nos nossos planos uma derrota. O resultado certo seria o empate. Ainda dependemos de nós. Demos um passo atrás. Vamos trabalhar o aspecto psicológico da equipa. Uma derrota não é fácil de gerir"
As palavras demonstram que João Eusébio também já percebeu qual é o problema, mas a última frase denota que ele próprio não sabe como resolvê-lo.
Sendo assim, e porque segundo sei não foi contratado nenhum psicólogo para o Rio Ave, resta-me fazer a minha parte e indicar num próximo post, uma técnica que se utiliza em Yoga para se mentalizar em aspectos positivos que queremos que aconteçam. Se os jogadores assim o fizerem, por certo tudo irá correr bem!
Colocarei o post brevemente, entre duas mudas de fraldas.
FORÇA RIO AVE!!!
total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014
Agenda para 2019/20 Apostas Assistências Castigos Convocados Cromos Efemérides Nomeações Relatórios dos Jogos Rankings
LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente
EURO-ADVERSÁRIOS: Gotemburgo; Elfsborg; Dínamo de Kiev; Steaua de Bucareste; Aalborg; Slavia de Praga; Jagiellonia Bialystok;
VOTA NO GOLO EUROPEU DO RIO AVE FC / o que dizem os jornais? Record A Bola O Jogo MaisFutebol ZeroZero Bola Branca
8 comentários:
Parabéns Renato.
Pode ser que a Estrelinha da sorte que acompanhará o Rio Ave nestas duas últimas jornadas, possa ser essa que te "apareceu" no sábado...
Muitas felicidades para ti e para a tua familia.
1.Caro Renato parabéns pelo nascimento do rebento, mas ao que parece estamos todos de parabéns pelo nascimento de mais uma rioavistas e mais uma associada.
2.Uma coisa que retive ao passar os olhos pela imprensa na 2ª-feira foi o facto do treinador ter dito que ia ter que trabalhar o lado psicológico dos jogadores. Não creio que o treinador tenha de fazer isso. Creio isso sim que o plantel tem muito que trabalhar o lado psicológico do treinador.
3.Se não subirmos, o que não acredito, não será o fim do mundo, será antes de tudo o fim da linha. Esta cultura do pontinho fez-nos recuperar ponto a ponto as desvantagens que já tivemos para os segundos e desbaratar aos pontos as vantagens que já tivemos sobre os terceiros.
4.Se subirmos, o que acredito, não será uma bofetada para alguns descrentes e/ou negativistas mas um murro no estômago dado pelos próprios protagonistas por complicarem aquilo que é fácil.
5.Assistiu-se nos dois últimos jogos ao de pior que há em certos sócios. As manobras de chico-espertimos para se conseguirem alguns bilhetes. Como por exemplo alguém actualizar a quota 4 e receber dois bilhetes, a seguir pagar a quota 5 e receber mais dois bilhetes e por fim comprar a quota 6 e receber outros dois bilhetes. E até na Bancada Poente com bilhetes a 15 euros havia por lá poveiros em grande número. O que se passou na Trofa também não fica atrás disto tudo. Há que arranjar formas de responsabilizar associados que desrespeitam o clube. Mas isto fica para um outro post.
Ao fim de três dias após o jogo só me apetece dizer:
PARABENS RENATO PELO NASCIMENTO DA TUA FILHOTA!!!
Pois é Borges. Doí e não é pouco.
Vamos lá ver, ainda ontem no Rio Ave, alguém me dizia "vamos ganhar ao Santa Clara, subiremos de divisão e daqui a 1 mês ninguém se lembrará que perdemos com o Varzim".
Esperemos que tenha razão.
Caro Renato,
antes de mais parabéns por essa grande alegria! Parabéns também a todos nós por termos mais um membro nesta fantástica família rioavista.
Em relação ao post creio que já tardava alguém mostrar que o mundo não acabou: continuamos em segundo e em posição privilegiada para subir de divisão. De certeza que das outras 15 equipas, só uma não gostaria de estra na nossa posição.
Na minha opinião, esta não é a altura para criticarmos o péssimo jogo que fizémos, ou para (mais uma vez) crucificar este ou aquele. Temos é que ganhar ao Santa Clara.
A nós cabe-nos apoiar: seja nos treinos, seja no domingo. Só espero que não sejam distribuídos bilhetes porque, como já disse em coments anteriores, mais vale sermos 50, desde que sejamos os 50 que querem a vitória.
FORÇA RIO AVE
EU ACREDITO
Caro Nuno,
Ontem estive (eu e +3 sócios) a desabafar com o presidente Paulo de Carvalho, este garantiu-nos em relação ás borlas que o que se passou no domingo não se repetirá.
A ver vamos, já me passou pela cabeça que talvez não seja assim como o presidente nos disse, por ser dia da Mãe, vou acreditar no homem...
NA EQUIPA NESSA ACREDITO SEMPRE!
FORÇA RIO AVE!
obrigado a todos pelos parabéns, agora é preciso vencer estes dois jogos para ter mais uma grante alegria.
abraços
Renato Sousa
Bom..depois de estar tudo dito e redito, pelos meus caros consorcios acima supra citados.Só me cabe com o devido respeito, felicitar o Ranato Sousa pelo bom contributo, de por no mundo mais um ser feminino.Felicitações estendidas, tambem pelo texto descrito.
Enviar um comentário