Rio Ave: até quando dura a validade? (análise)
A primeira evidência é que João Eusébio mexeu pouco no plantel que lhe valeu a subida. Geralmente é uma boa notícia, as surpresas costumam chegar das equipas que baseiam a sua estrutura no sucesso do ano da promoção. A má notícia é que o plantel do Rio Ave esconde poucos segredos: grande parte dos jogadores vem do ano da descida.
A formação de Vila do Conde encerra por isso um grande ponto de interrogação. Que cresce à medida das dúvidas que se levantam em torno de um plantel com prazo de validade próximo. Será muito provavelmente o plantel mais velho da Liga Sagres. Oito jogadores, por exemplo, estão acima dos 32 anos. Niquinha já atingiu mesmo os 36.
Mas há mais. César, Mora, Rogério Matias, Bruno Mendes, Gaspar, Evandro e Mateus estão todos muito próximos do final da carreira. Uma carreira que já pesará nas pernas, claro. A estes há acrescentar mais cinco atletas acima dos 28 anos e portanto na curva descendente: Márcio Paiva, Jorge Humberto, Bruno Novo, Delson e Semedo.
É certo que João Eusébio promoveu vários miúdos das camadas jovens e que até tem Alípio, um brasileiro de 16 anos de quem se dizem maravilhas. Mas a base da equipa está toda no lado dos veteranos. Vai valendo que a pré-época tem deixado boas indicações, seis vitórias (quatro pela margem mínima), um empate e duas derrotas.
CONCLUSÃO
Os primeiros sinais são animadores. A equipa manteve a estrutura da época anterior e tem apresentado resultados positivos nos jogos de preparação. A dúvida está no futuro. Até quando será possível manter o bom andamento num plantel com esta idade? Da capacidade de impor ritmos lentos sobre os jogos dependerá grande parte da resposta.
MAIS
André Carvalhas, claro. O miúdo que o Rio Ave conseguiu por empréstimo junto do Benfica é bom de bola. Tem futebol nas pernas, é irrequieto e é ambicioso. Para além disso, tem apenas 19 anos. Na equipa de João Eusébio, esse pormenor pode fazer toda a diferença. André Carvalhas será, ao lado de Vítor Gomes (20 anos), um dos poucos jovens com lugar na equipa titular. Ora sendo assim, promete emprestar à equipa a irreverência que poderá compensar a veterania de grande parte do plantel. Não foi fácil ganhar a corrida ao jovem promissor, mas valeu o esforço: promete ser uma mais-valia.
MENOS
Depois de não ter conseguido evitar a descida de divisão na estreia, João Eusébio falhou a subida no ano seguinte após uma longa caminhada na liderança e quase falhava a subida também no último ano. Um golo de Evandro nos instantes finais do jogo
ESTRELA
Não é fácil adivinhar quem pode ser a estrela do Rio Ave. Não é fácil, aliás, adivinhar que o Rio Ave possa ter uma estrela. A equipa de Vila do Conde parece valer pelo conjunto, à semelhança do que fez o ano passado. Até porque contratou pouco: Tarantini, Jorge Humberto, Bruno Novo e pouco mais. À excepção de André Carvalhas, são todos jogadores discretos da Liga Vitalis. Ora por isso as atenções voltam a recair em Evandro, um veterano de 34 anos que na última época foi decisivo na subida à Liga Sagres pelo golo que marcou na Feira. Para além disso foi o terceiro jogador mais utilizado de todo o campeonato e o melhor marcador da equipa: seis golos.
texto Sérgio Pereira 2008/08/21 | 10:02 ] - http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=983278&div_id=1470
Links relacionados:
Confira o plantel do Rio Ave
Calendário dos vilacondenses na Liga
Todas as transferências no mercado português
Sem comentários:
Enviar um comentário