Com a recepção ao Benfica agendada para o próximo domingo, no jogo que marca o início do campeonato da I Liga para o Rio Ave, o treinador João Eusébio mostra-se confiante na obtenção de um resultado positivo e garante que o plantel se encontra motivado para defrontar os encarnados, afirmando que “não existem equipas invencíveis”. De resto, o treinador vilacondense reafirma total confiança no plantel que tem disponível para enfrentar a temporada 08/09.
- Qual o estado de espírito do plantel do Rio Ave nesta altura?
- O plantel encontra-se bem e bastante motivado. Ao longo deste período de preparação para o campeonato, os jogos-treino realizados não foram suficientes para assegurar a motivação que seria necessária, mas agora que se aproxima o início da temporada, todos se encontram ansiosos, com o índice de ansiedade que é normal nesta altura. Posso afirmar que, mais do que ansiosos, os jogadores estão expectantes quanto ao início da prova, porque querem começar a competir. Não há ansiedade especial tendo em conta o adversário que vamos defrontar na 1ª jornada. O plantel do Rio Ave é composto por vários jogadores já com larga experiência e, portanto, estão preparados para enfrentar qualquer adversário.
- O facto de defrontarem o Benfica na 1ª jornada não constitui motivo de ansiedade?
- Os jogadores têm que estar preparados para defrontar qualquer adversário, seja ele qual for. Os profissionais de futebol têm que ter a mesma atitude, o mesmo querer e o mesmo empenho em todos os jogos. A ansiedade existe, mas apenas porque se trata do primeiro jogo após um longo período de paragem. O plantel está confiante, sereno e tranquilo.
- Não preferia começar o campeonato com um jogo mais “tranquilo”?
- Temos de defrontar todas as equipas do campeonato, não importa quando! Aliás, do ponto de vista financeiro, este jogo com o Benfica veio na melhor altura para o Rio Ave FC. Espera-se uma boa receita logo na abertura do campeonato, o que é sempre importante. Em termos desportivos, estamos conscientes do valor do Benfica. Sabemos que é uma equipa que está a dar sinais de mudança e vamos explorar isso.
- Já identificou algumas fragilidades no Benfica?
- Os principais intervenientes de um jogo de futebol são os jogadores. Os treinadores podem ter excelentes conhecimentos de modelos de jogo e excelentes tácticas e sistemas, mas se não tiverem bons intervenientes não conseguem colocar em prática os seus objectivos. Há intervenientes com muita qualidade e outros com menos. Mas isto não significa que os jogadores de maior qualidade estejam sempre no melhor do seu rendimento. Não há equipas invencíveis. E o Benfica também tem as suas fragilidades. É uma equipa forte, com qualidade e
- Quais?…
- Sem responder directamente à sua pergunta, posso adiantar que o Rio Ave também tem as suas ferramentas de trabalho. Podem ser as melhores e as suficientes, mas são o que temos para trabalhar. Ou seja, estudamos a equipa do Benfica e estamos preparados para o jogo.
- Quais são os argumentos do Rio Ave?
- O principal argumento é o colectivo.
- Já tem o plantel que deseja?
- Como se sabe, o orçamento do Rio Ave é limitado. O que significa que o poder de escolha também é limitado. Aliás, posso afirmar que a aquisição de um jogador por parte de um clube “grande” é superior ao custo de toda a estrutura do Rio Ave. O que me parece é que se está a disputar um campeonato regional europeu, filtrando equipas para competir a um nível que não é o nosso. Assim sendo, e dentro dos limites financeiros do Clube, procuramos jogadores com o perfil que interessa ao Rio Ave e estamos bastante satisfeitos com a evolução que têm demonstrado até ao momento.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina4.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário