Nacional de Juniores vai começar – 29.08.08
Arranca este sábado o Campeonato Nacional de Juniores, com a equipa do Rio Ave a deslocar-se ao terreno da Académica de Coimbra para aí disputar o jogo da 1ª ronda da prova. Orientada por Pedro Cunha, a equipa de Juniores do Rio Ave volta a apostar na manutenção, mas o treinador não antevê um campeonato fácil para a formação vilacondense, composta por vários jogadores de 1º ano que só agora começam a adquirir os hábitos e ritmos de treino impostos pelo Rio Ave. Em todo o caso, Pedro Cunha sublinha que se trata de um plantel com muito potencial.
- Quais as expectativas para o Nacional de Juniores deste ano?
- Na equipa de juniores há dois objectivos fundamentais: manter a equipa no Campeonato Nacional e formar o maior número possível de jogadores que possam interessar ao plantel sénior do Rio Ave. Este ano, a equipa de juniores começa a temporada com uma inexperiência muito grande, porque estamos a formar uma equipa completamente nova. Por isso, o trabalho é redobrado para que os jovens possam adaptar-se à filosofia do clube. Trata-se de um plantel formado de base e temos noção de que o Campeonato Nacional é extremamente complicado. Assim sendo, faremos o nosso melhor para manter o Rio Ave nesta divisão.
- Significa que a maior parte dos jogadores está no 1º ano de Juniores?
- Exactamente. No plantel actual temos apenas dois jogadores de 2º ano, com experiência de campeonato nacional. Tentamos, com uma mescla de juvenis e alguns jogadores que já pertenciam ao plantel mas que não jogavam assiduamente, recomeçar do zero, transmitindo valores e a mística do clube que é muito própria do Rio Ave. Juntam-se ainda alguns jogadores que não pertenciam aos nossos escalões de formação.
- Quantos jogadores juniores transitaram para os seniores?
- Dois jogadores assinaram contrato com o Departamento Profissional e foram emprestados a outros clubes para que possam “rodar”. Todos os anos, fazemos um esforço para que surjam novos valores no departamento de formação. Se estes dois jovens evoluírem da forma como esperamos, penso que é muito bom. Como é evidente, queremos sempre mais e continuamos a trabalhar nesse sentido, até porque sabemos que o Departamento Profissional tem recursos financeiros limitados. Ou seja, jogadores que sejam formados dentro do próprio clube são muito valiosos para o Rio Ave.
- A actual equipa é constituída maioritariamente por “prata da casa”?
- Sim. Para os escalões jovens, o Rio Ave não tem capacidade para contratar jogadores. Surgem sempre alguns jovens que não são do clube interessados em representar o Rio Ave e não fechamos a porta a esses casos. De resto, por ser um ano especial, temos esta época alguns jogadores que não pertencem aos nossos escalões de formação.
- Sendo assim, antevê um campeonato mais complicado?
- Muito mais complicado. Mas temos grandes expectativas em relação a este plantel que tem bom potencial para crescer. Ao longo do campeonato, a equipa vai evoluir e tenho esperança de que fará um bom campeonato, embora a fase inicial seja mais complicada.
- A manutenção é possível?
- Não só é possível, como se mantém como o objectivo da temporada.
- O primeiro jogo é contra a Académica de Coimbra. Uma deslocação difícil?
- Será um jogo complicado. A Académica de Coimbra, nos últimos anos, tem conseguido atingir sempre os lugares do meio da tabela para cima. É um clube que apresenta boas equipas nos diferentes patamares de formação, por isso, não esperamos facilidades. Mas vamos tentar obter um resultado positivo.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina9.htm
total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014
Agenda para 2019/20 Apostas Assistências Castigos Convocados Cromos Efemérides Nomeações Relatórios dos Jogos Rankings
LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente
EURO-ADVERSÁRIOS: Gotemburgo; Elfsborg; Dínamo de Kiev; Steaua de Bucareste; Aalborg; Slavia de Praga; Jagiellonia Bialystok;
VOTA NO GOLO EUROPEU DO RIO AVE FC / o que dizem os jornais? Record A Bola O Jogo MaisFutebol ZeroZero Bola Branca
1 comentário:
Parabens professor Pedro Cunha,desejo-lhe um bom campeonato,pois bem merece,pelos anos que representa o nosso clube,tem feito um bom trabalho, na condução de jovens.
Enviar um comentário