total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Site Oficial

João Eusébio confiante para recepção ao Porto – 19.09.08
Após uma paragem competitiva, a Liga Sagres regressa já este fim-de-semana, com a equipa do Rio Ave a ter pela frente o Campeão Nacional. Na antevisão ao jogo, o treinador vilacondense não alinha em euforias e recusa fazer comparações, por exemplo, com o desempenho diante do Benfica. João Eusébio admite que o FC Porto não tem muitos pontos fracos, o que poderá complicar a tarefa do Rio Ave, mas garante empenho dos seus jogadores e espírito de vitória. De resto, João Eusébio lamenta uma paragem competitiva tão longa, não sendo fácil prever a reacção da equipa após tantos dias sem jogar.

- Como está o plantel a preparar-se para a recepção ao FC Porto?

- Penso que bem. Temos vindo a trabalhar com muita vontade e empenho para que a equipa esteja ao seu melhor nível. Sabemos que este jogo será difícil, já que vamos defrontar uma excelente equipa, muito forte. Parece-me que o FC Porto não estará, nesta fase, tão forte como terminou o campeonato anterior, o que é normal. Nesta fase da competição, as equipas ainda não estão no seu auge. Mas o FC Porto tem jogadores com muita qualidade e que podem desequilibrar o jogo a qualquer momento. Estamos a falar do Campeão Nacional e, por isso, sabemos o que vamos defrontar. No entanto, o Rio Ave está a preparar-se bem e o que temos vindo a dizer aos jogadores é para estarem muito concentrados e explorarem os momentos menos bons do adversário. Queremos que a equipa do Rio Ave se apresente ao seu melhor nível.

- Quais os pontos fracos que vai explorar no FC Porto?

- O FC Porto não tem muitos pontos fracos. Mas sabemos que nenhuma equipa consegue estar sempre a 100 por cento e no seu melhor nível. Contamos que assim seja no jogo do próximo domingo. Como é evidente, temos estudado o adversário e conseguimos identificar algumas lacunas. Vamos tentar aproveitá-las a nosso favor. Trabalhamos com essa intenção. Sabemos qual o nosso objectivo, mas reconheço que o Porto não tem muitos pontos fracos.

- Então qual é o objectivo?

-Trabalhamos sempre com o objectivo de vitória. Mas, cada jornada é uma guerra! Tudo depende do decorrer do jogo. Não é fácil antecipar o que vai acontecer neste desafio. O que sei é que o Rio Ave trabalha para conquistar pontos em todas as jornadas, seja qual for o adversário. Esse é o nosso objectivo. E mesmo sabendo que vamos defrontar uma equipa muito difícil, estamos confiantes na obtenção de um bom resultado. É possível o Rio Ave vencer o FC Porto. Para isso basta explorar as fraquezas do adversário e que os nossos jogadores estejam ao seu melhor nível.

- O FC Porto vale pelo conjunto?

- O que me parece é que a equipa ainda não está a 100 por cento. O que acontece é que tem bons jogadores que podem desequilibrar pela sua qualidade técnica, pela sua leitura de jogo. Mas preparamos os jogadores do Rio Ave para esta realidade: sabemos que não vamos ter muita posse de bola, por isso é preciso correr e procurar as oportunidades. Temos de trabalhar a motivação da nossa equipa nesse sentido.

- Consegue prever a resposta da equipa do Rio Ave a uma pausa tão prolongada do campeonato?

- O que eu sei é que existem entidades próprias que organizam os campeonatos e acredito que são coerentes. Mas é preciso ter em atenção todas as equipas que competem. Tal como na natureza existem animais que se alimentam de outros animais, também me parece que no nosso campeonato há equipas que sobrevivem para serem comidas por outras. Como treinador do Rio Ave fico triste com esta realidade. Não é possível estar 20 dias sem competir e depois, num período de cinco dias, realizar três jogos. É preciso que o campeonato seja organizado em função de todas as equipas, mas já sabemos que quem padece são sempre os pequenos. Ou seja, acho que esta pausa é negativa.

- Espera mais dificuldades neste jogo do que contra o Benfica?

- São jogos diferentes, com intervenientes diferentes. Não é possível comparar. Em relação ao jogo com o Benfica, o que concluímos é que não fomos uma equipa tão fragilizada como inicialmente até poderíamos prever. Fomos uma equipa forte e capaz que superou as expectativas. O FC Porto é uma equipa diferente do Benfica e não podemos entrar em comparações. O que podemos garantir é muito empenho e espírito de vitória.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina3.htm

Sem comentários: