total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Perspectivas

Depois de uma pré-temporada em que não perdemos, mas em que os adversários também não eram nenhuns tubarões, faltava o teste dos jogos a sério.
Nas primeiras 5 jornadas, apesar de ainda não termos jogado com nenhum dos grandes, jogámos já com 2 europeus e temos feito um campeonato onde dificilmente se poderia exigir mais.
Infelizmente não pude assistir aos dois últimos jogos, mas as críticas são favoráveis e confirmam as ideias com que fiquei nos jogos de pré-temporada e nas 3 primeiras jornadas: Temos equipa para fazer um campeonato tranquilo.
Temos uma defesa sólida, a menos batida actualmente na primeira liga, um meio campo lutador, e um ataque com diversas opções. Não me lembro de nos últimos anos termos uma frente de ataque que nos desse tantas garantias, em termos de pontas de lança, se bem que penso que ainda estamos "mancos" numa das alas, faltando alguém ao nível do Bruno Gama. Acho que no entanto com o decorrer dos jogos, seja por lesão (como Sidnei) ou castigo, alguns dos actuais suplentes vão ter que entrar e a teimosia de Carlos Brito (PARABÉNS! MISTER!!!) continuando a apostar num ou outro jogador titular que ainda não me convenceu (Sidnei, Ricardo Chaves), vai fazer com que a equipa evolua e atinja níveis ainda superiores aos actuais.
Apesar de achar que o nosso banco tem valor, penso que contra o Belenenses para a taça da liga se deve entrar na máxima força. Esta taça pode ser importante para os cofres do clube e quiçá para fazermos um brilharete como o Setúbal na prova inaugural e dado que já temos 9 pontos à 5ª jornada quando no ano passado tínhamos 10 no final da primeira volta, penso que será melhor entrar com a máxima força agora com o Belenenses e arriscar perder pontos com a Académica do que o inverso, até porque a Académica me parece estar bastante mais fraca do que na época passada.
Mas seja contra quem for e qualquer que seja o 11, o importante é manter a atitude lutadora e disputar cada lance e cada jogo com o máximo de empenho para no final todos terem a consciência tranquila.
Por falar em 11, na equipa inicial de sábado ter 9 portugueses, já é algo raro no futebol português e que nos pode deixar orgulhosos. Temos mais portugueses do que a selecção nacional e está-se a provar que é este o caminho!

FORÇA RIO AVE!

P.S: Não tenho nada contra os estrangeiros no futebol português, até porque temos exemplos de jogadores que deram tudo pelo Rio Ave, como o Niquinha e o Evandro, estou contra é os que não tendo valor, vêm com ordenados ao preço da chuva tapar os lugares dos jovens portugueses, acabando por ficar caros.

1 comentário:

s.oliveira disse...

Das anteriores passagens o mister sempre disse ter outras ambições do que treinar equipas que lutam para não descer.
Amanhã ele que se mostre mais ambicioso (e mais do que esta e outras Direcções) e prove que pode-se ter ambição de conquista mesmo num clube que luta pela manutenção ou pela subida. É preciso também justificar um orçamento geral de 4 milhões com a conquista de algo mais.
Que prove que lutar pela conquista de uma Taça e conseguir o objectivo principal é possível. E ele certamente sabe que as Taças agora dão dinheiro, e se calhar mais do que a Liga (tirando as transmissões), e dinheiro é o que precisamos pois o orçamento deste ano é uma excepção.