Celebra-se hoje o 25º Aniversário do Estádio do Rio Ave F.C., popular e jornalisticamente conhecido como Estádio dos Arcos. Este Estádio foi inaugurado a 13 de Outubro de 1984 e teve como ponto alto um particular entre as equipas do Rio Ave F.C. e o Sporting C.P., que vencemos por 3-2.
“O estádio foi gerado em Janeiro e nasceu em Outubro – nove meses de gestação” pode-se ler na Revista do Rio Ave n. 2, embora a Revista n. 1 diga-nos que as terraplanagens iniciaram-se a 20 de Agosto de 1983 e as obras tiveram inicio no dia 1 de Fevereiro de 1984. O que se sabe é quem presidiu à inauguração, o Primeiro-Ministro Mário Soares.


De referir que a bênção solene teve lugar dias antes, na manhã do dia 30 de Setembro, e nesse mesmo dia ocorreu o primeiro jogo oficial, um Rio Ave F.C. x V. Setúbal, que terminou empatado a zero.

Este novo Estádio substitui o pelado Campo da Avenida, que tantas alegrias nos deu. O Campo da Avenida foi inaugurado no dia 29 de Janeiro de 1940, tendo a nossa equipa defrontado o Varzim num jogo de “50 minutos de jogo, dividido em duas partes” (Revista n.4) que terminou num empate a zero. O jogo grande foi disputado entre as equipas de honra do Leixões 2 – Porto 0.
O último jogo oficial realizou-se a 13 de Maio de 1984. Vitória nossa por 5-1 frente ao Águeda.

Convido-os a relerem o post publicado neste blogue em 4 de Março de 2008 da autoria do Alberto de Castro Abreu do blogue Glórias do Passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário