total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Era ASC

Quando o nosso presidente ASC pegou nos destinos do clube, a equipa estava feita e estavamos praticamente no final da primeira volta, nos últimos lugares da classificação. Despediu Eusébio, veio Brito e fizeram-se as alterações no plantel que se acharam ajustadas, com várias rescisões e contratações. Depois do ajuste vieram uma série de derrotas, que agudizaram ainda mais a crise, e consequentemente a ida para o fundo da classificação e eliminação da taça da liga. Após essa série de maus resultados, vieram as vitórias, se se lembram a partir do jogo com o Trofense em casa, mostrando que as apostas da direcção tinham acertado na mouche. Salvamo-nos da descida como uns heróis, mas pelo meio outras iniciativas de louvar têm que ser realçadas, como por exemplo o fórum do Rio Ave, que reuniu adeptos, sócios, dirigentes, o próprio presidente e até Carlos Brito. Isto aconteceu nas vesperas do importante jogo com o Guimarães, jogo esse que acabamos por vencer. Desse fórum, sairam ideias que permitiram ao nosso presidente trazer melhorias para o clube. Melhorias ao nível da imagem e comunicação.
A imagem do clube mudou para melhor, desde logo com a nova loja que serve o clube actualmente, saindo daquele espaço exíguo e sombrio que existia no primeiro andar. Emblema luminoso que proporciona uma visibilidade muito diferente para quem passa em frente ao estádio.
Ao nível da comunicação, passamos a ter um site a funcionar, algo que não existia quando chegou. Neste aspecto, apesar da melhoria, está longe de ser o ideal. Não é usado para dar esclarecimentos aos sócios, muitas vezes as notícias chegam primeiro aos media e aos blogues e só depois aparece no site. Muitos itens que estão no site não são utilizados ou estão desactualizados.
Ao nível das camadas jovens, prometeu e cumpriu com a criação de novas equipas de base em competição, mas não cumpriu quando disse que iria dotar o clube com um novo relvado sintéctico. Continuamos todos à espera.
Na planificação da nova época, apresentou um projecto ambicioso, o qual tinha o maior orçamento da nossa história, 4 milhões de euros. Montou-se uma equipa capaz, com soluções nunca antes vistas e a equipa tem vindo a superar-se. Para mim, começa aqui aquilo que ASC fez de pior desde que chegou ao Rio Ave. Montou uma grande equipa e não acreditou nela. Não inscreveu a equipa na UEFA e não direcionou, como fazem muitos clubes, o discurso de Brito para metas mais ambiciosas. Esse mesmo discurso não é o ideal para quem quer angariar novos sócios, principalmente os mais novos. Desde logo, afasta a cobertura mediática que poderia ter uma equipa que se assume como candidata às provas europeias, angariando dessa forma publicidade gratuita ao nosso clube.

No geral, tem sido uma presidência recheada de pontos positivos, ensombrada por um fantasma que nos persegue desde 2004.

Queria aproveitar para lançar uma ideia, já que a cobertura da bancada foi pelos ares, que se invista numa nova que torne a bancada mais acolhedora, porque a que temos, em dias de temporal permite que a chuva chegue quase aos camarotes.

16 comentários:

Pedro G. disse...

Concordo Borges , além disso que referes penso que é importante referir que acima de tudo Asc e seu staff conseguiu o que muitos presidentes anteriores nao conseguiram , estabilizar as contas e pagar aos jogadores a tempo e horas o que torna hoje o rio ave um clube apetecivel para qualquer jogador . Nao concordo tamebm com a nao inscriçao na uefa , alias penso que qualquer rioavista ambicioso e ciente das capacidades desta equipa ficou desiludido com a nao inscriçao , com isto nao quero dizer que a equipa consiga la estar, nos lugares da uefa , ate pode nao conseguir mas que era um alento extra para os nossos jogadores la isso era. Um abraço a todos .

João Borges disse...

Escapou-me esse pequeno grande pormenor. Graças a Deus acabou esse flagelo dos ordenados em atraso.

Anónimo disse...

Mas atao vamos ca ver uma coisa, e faz com que o presidente e direcçao se devam demitir?

FORÇA RIO AVE

ZE

josecorreia disse...

Louvo esta direcção que tem feito um bom trabalho.Sabemos que não temos um concelho muito aficionado pelo clube,veja-se numero de socios,.Quanto a equipa,quem acompanha o futebol sabe que o plantel do nosso Rio Ave não tem condição para aguentar tantos jogos e, todas as equipas,até os mais ricos,passam por periodos menos bons.Vamos ter calma e esperar que garantamos a permanencia na primeira liga, pelo que ouço e leio temos equipa para isso.A arte de vencer se aprende nas derrotas.(Simon Bolíver)Viva o Rio Ave.

Anónimo disse...

ASC vai ficar na história do clube como um dos maiores presidentes. Bons resultados desportivos e encontrou bons atletas que lhe permitiram fazer encaixes financeiros como não era usual. Vendeu da sua "cantera" três ou quatro atletas que lhe permitiram um encaixe que ultrapassou os três milhões de euros. O futuro está assegurado. Ainda bem.
Ass: Flávio Costa

Um dos homens da faixa disse...

Caro Borges, se te lembras de tudo isto e o consegues descrever e mesmo assim dizes as - na minha opinião - barbaridades que dizes sobre o presidente, acho que, devolvendo o mimo que me dispensaste, algo se passa com o teu rioavismo. Vou-te deixar um respeitoso conselho, aceita se assim entenderes: tens de ter mais calma.

s.oliveira disse...

Pois esta história parece-me a de um talhante que além dos malabarismos com os cutelos à Tom Cruise nunca deixa os seus clientes defraudados com o serviço que presta. Até que um dia por erro de cálculo decepa uma das suas mãos. E mesmo só com uma mão continuava a trabalhar com o "mesmo profissionalismo".
Ele não era um bom talhante? Era. Não cortou a sua própria mão? Cortou. Não continua a aviar clientes com a mesma destreza? Continua. Mas já não tem a mão?
Se quiserem saber o resto da lengalenga vejam o vídeo dos Gato Fedorento a tangarem com o Marcelo por causa do aborto.

E o que é que o cu tem a haver com as calças? Simples, até há uns dias não deveria haver um sócio que estivesse descontente com este Presidente, mesmo que tivesse algumas falhas pontuais de gestão, com uma infeliz decisão à qual ele deu o aval, e não deveria, pelo menos a mim fez-me perder a confiança nele.

E porquê uma infeliz decisão? Porque não cabe ao Presidente da Direcção nem que a Direcção vote toda em peso, tomar decisões que vão contra os Estatutos.
Essa decisão apenas cabe aos Sócios reunidos em Assembleia. Se acham que o Clube não tem condições para participar em provas internacionais o que teriam a fazer era solicitarem ao Presidente da Mesa da AG para convocar uma AG extraordinária e pedirem o aval aos sócios para EXCEPCIONALMENTE não se RESPEITAR O PONTO 5 DO 3º ARTIGO DOS ESTATUTOS. Desta vez a Direcção, na pessoa do seu Presidente, não PROMOVEU a participação em competições desportivas no estrangeiro dos nossos atletas.

Deixo aqui esta pergunta: haverá no nosso plantel algum jogador que tenha assinado contrato por objectivos? Por exemplo receberem tanto se nos terminamos num dos lugares que dão acesso às competições europeias!

Anónimo disse...

O sergio atao segundo a tua logica sempre que o Rio ave teve, ou venha a estar na segunda divisao, deve em Dezembro se inscrever nas competiçoes europeias, isto porque como esta na taça pode perfeitamente ganhar um lugar europeu!

Entao o que queres que aconteça que a direçao se demita?

Ainda nao temos a manutençao garantida e tamos aqui feito galifoes!

Hoffeneim baseia se na sustentabilidade, e uma simples ida as competiçoes europeias dá nos tudo menos sustentabilidade!

Força Rio Ave

ZE

s.oliveira disse...

Já que o Anónimo ZE gosta de ler o que escrevo aconselho-o a ler melhor o que eu já escrevi sobre os acessos via Taça de Portugal.

João Borges disse...

Para o Zé e para o homem da faixa, tenho uma resposta simples para vocês. O Presidente fez coisas boas pelo clube? Fez. se na próxima temporada não inscrever o clube novamente nas competições europeias merece a minha confiança? não, penso que deve abandonar o clube. O que é que o Zé percebe de sustentabilidae? por acaso faz ideia de quanto o Nacional, mesmo perdendo a maioria dos jogos, ganhou na liga Europa? Se não sabe não diga barbaridades.
Mas preciso mesmo ter mais calma quando falo do Rio Ave.

João Borges disse...

Quanto aos negócios, não foi à custa deste presidente, para quem não sabe alguns já estavam alinhavados pela anterior direcção ou contratados pela anterior direcção. mais, basicamente vendemos jogadores que formamos e não os fomos buscar.Deve-se em grande parte a Eusébio, pois foi ele que os lançou a todos, mas com a nova política a época das vacas gordas vai terminar.

Anónimo disse...

Sabes quanto o Paços perdeu com a ida a pre eliminatoria da taça europa, e o setubal, e o nacional nos outros anos? Nao sabes, atao informa te. Agora respondo te na mesma forma, na digas barbaridades.

Eu nem queria entrar por ai, mas o Eusebio lançou o Faria? ahahah. Ta bem atao. Se vamos por ai atao quem lançou o Faria foi o pai do Postiga que naquele famoso piquenique disse que o Faria tinha muito jeito para a bola. Quanto ao miguel lopes tem toda a razao o merito é dele.


Mas eu quero é saber agora, queres a demissao ou nao? Pro ano a historia é outra, ainda temos que garantir a permanencia.

Sim Sergio meu egocentrico, adoro ler o que escreves :). Mas infelizmente,ou felizmente, nem sempre posso ler, algumas me terao passado. Vou procurar a tua opiniao atao sobre a taça e depois ja falamos.

Força Rio Ave.

O ZE DE Sempre

Miguel Dias disse...

Borges: eis um excelente texto, que subscrevo a 100% e não deixa dúvidas a ninguém sobre a boa opinião que toda a gente tem do trabalho do presidente. Muitas vezes se misturam aqui as coisas, e isso só serve para lançar confusão. Quanto à UEFA, por mim posso prometer só voltar a falar nisso no início de Dezembro. Já tudo foi dito, e a minha opinião é coincidente com a do Borges e com a do Sérgio. Aliás, como a da esmagadora maioria das pessoas que aqui vêm escrever. A única diferença está, no fundo, no grau de importância que cada um dá ao assunto, e na forma como se colocam nos pratos da balança as questões de sustentabilidade financeira, promoção desportiva, mediatismo, comunicação, orientação do discurso, racionalidade ou falta de bom senso, ambição, etc, etc...

s.oliveira disse...

O Anónimo ZE pode ter a certeza que quando dá o exemplo da equipa do Hoffenheim sem razão aparente para a puxar à baila não faz o meu ego inchar só porque numa ocasião ou noutra escrevi sobre o exemplo de gestão desta equipa.
Pode é deixar-me preocupado por outras razões.

João Borges disse...

Amigo Zé, não pondo em dúvida o que me diz, porquê que tanto Nacional, Setubal e Paços mesmo depois dessas despesas continuam a inscrever-se nas competições Europeias?

Anónimo disse...

Miguel Dias, penso que é dever de todos, e ainda mais para quem toda esta questão significou tanto, que se fale no assunto, em sede própria, à direcção, logo no início da nova época, e não apenas em Dezembro. Talvez assim se evitem celeumas do género no futuro.

1º Anónimo