total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sábado, 3 de abril de 2010

Haja dignidade

É certo e sabido que a manutenção está há muito assegurada e que não podem existir ambições europeias mas, nada justifica tamanha falta de empenho e rasgo. Esta equipa habituou-nos a ser solidária e a dar tudo em campo, atributos que andam arredados da equipa já a algumas jornadas. Ao contrário da semana anterior assistiu-se a uma boa arbitragem, desta vez levamos cinco porque fomos fazer turismo a Alvalade. Frente a um Sporting medíocre (longe daquelas grandes equipas sportinguistas de antigamente, que lutavam pelo título...) e a jogar a passo, levamos cinco. Carlos não tem culpa em nenhum dos golos, a defesa é que estava literalmente a dormir. Incompreensivel a atitude da equipa, a suspirar pelo fim do campeonato quando ainda faltam cinco jornadas para o final. Há uma camisola para defender...
Muitos foram os que criticaram os adeptos que no jogo com a Olhanense abandonaram cabisbaixos o estádio antes do tempo mas, esqueceram-se daquelas centenas que ficaram até ao fim para aplaudir a equipa e apenas apuparam o árbitro...mas se os adeptos dão os parabéns quando as coisas correm bem, também têm direito de demonstrar a sua frustração com exibições vergonhosas como a de hoje. Não, não passaram do oito ao oitenta, de bestas a bestiais...para mim a qualidade está lá, continuo a acreditar neles, mas para renderem precisam de querer vencer, dar tudo em campo como que cada jogo fosse uma final. É preciso que os motivem e façam ver que faltam 5 jogos para o final e que ainda estão nas meias-finais da taça de Portugal. Ai se fosse o Eusébio o treinador...

Excesso de jogos

É triste querer justificar esta quebra com excesso de jogos. Num campeonato com 16 equipas, apenas 30 jogos de campeonato, cheio de paragens, jogos da taça de Portugal e Taça da liga disputados com quase a totalidade de jogadores suplentes ou menos utilizados, falar em cansaço é surreal. Acho que tirando Gaspar que é caso único, não vejo como falar em excesso de jogos. Então e quando o campeonato tinha 20 equipas? E se jogássemos provas europeias? Os jogadores do Porto sem rodarem tantos jogadores e depois de provas europeias deram-nos 3.
Certamente não é esta a justificação, falta a motivação e muitas outras coisas...se não houvesse medo da europa...

8 comentários:

Renato Sousa disse...

subscrevo.

Moisés Cambola disse...

Vergonha, vergonha, vergonha, os adeptos do Rio Ave não merecem isto! Para nós adeptos o mister de Paranhos nunca tem uma palavra de conforto...
Uma vez 5 (!) podia ser um acaso, duas vezes seguidas são demais... e indicam alguma coisa... talvez seja um sinal claro á direcção de António Silva Campos que Carlos Brito não deve ser o treinador para a próxima época.
A camisola do Rio Ave merece ser defendida, honrada, nem que seja preciso dar a própria vida por ela com empenho e abnegação. Falta confiança, falta motivação á equipa, eu sei que foi um rude golpe a “falta de ambição pela Europa”, o plantel tem a mesma qualidade, os jogadores não desaprenderam, desligaram-se das competições antes do tempo. Então o que se passa?
Acredito que com João Tomás na frente e com estes mesmos jogadores, um qualquer treinador não faria pior que Carlos Brito, um plantel de 4 milhões de euros á disposição, uma direcção a pagar sempre antes do tempo e muito próxima do plantel.
Que falta a Carlos Brito para jogar um futebol alegre e orgulhoso?
Os nossos jogadores deixaram de acreditar em Carlos Brito.
Carlos Brito é um treinador que está a provar que foram os jogadores que puxaram pela equipa no inicio do campeonato, fizemos os pontos para a manutenção naquela fase em que o plantel se auto-motiva, diria até que não precisa de treinador... Para liderar um grupo de guerreiros, verdadeiro leões, não precisamos de um cordeiro...
Carlos Brito tem constantes discursos pouco motivadores, não motiva o plantel e tão pouco a massa associativa, para Carlos Brito o Rio Ave é um clube pequeno e pouco ambicioso, quando fala do Rio Ave vem sempre á baila dimensão e pequenez, talvez seja por isso que Brito é o treinador dos empates... Carlos Brito só não se queixa da pequenez do Rio Ave Futebol Clube quando a direcção disponibiliza 345 mil euros para vencimentos da equipa técnica, a este nível nunca o ouvi comentar.

Eu como associado do Rio Ave gostava de ter um treinador mais arrojado, que se enquadre na nossa mística, não será por falta de verbas que isso não poderá acontecer (Veja-se o vencimento desta equipa técnica!).
Só colocaria uma condição para Carlos Brito continuar, é levar o Rio Ave á final da Taça de Portugal, é muito difícil, mas não é impossível. Eu acredito por isso vou lá estar.

Desculpem o longo desabafo...

Uma Santa Pascoa a todos!

fernando soares disse...

O Rio Ave ainda tem que jogar 5 jogos, dois deles de grau de dificuldade acrescido por serem contra o FC Porto, na próxima jornada e com SL Benfica na última jornada. O leixões (em lugar de descida) se ganhar o próximo encontro reduz a diferença para 7 pontos, portanto dar já como garantida a permanência do Rio Ave é um erro.
Na minha opinião o facilitismo com que têm sido encarados os jogos, advém da falta de pressão que a equipa tem neste momento.
Por este andar vamos acabar o campeonato a tremer...

Kosta disse...

O mal deste futebol são estas desculpas esfarrapadas. Se jogassem como na Inglaterra ou Na Espanha morriam todos.

Anónimo disse...

a qualidade deles obviamente qe está lá, nao se desaprende de um momento pro outro, mas nao é isso que coloco em causa, o que esta em jogo é a dignidade do nosso clube e orgulho de jogar com a nossa camisola.
Eu nao ficava com esta indignaçao e vergonha se visse que eles deram tudo em campo apenas com a motivaçao de nos dignificar a nós adeptos e principalmente para dignificar a nossa camisola, pois so o simples facto de jogarem com a camisola do Rio Ave FC é uma motivaçao mais que suficiente, ou deveria ser.
Como eu ouvi ontem no estádio " se fossemos como os adeptos do guimaraes eles acordavam e era ja hoje, ha que sentir a camisola e so 3 ou 4 a sentem"
Assim nao pode ser, algo tem de ser feito!

Anónimo disse...

Por mim, apareciamos no treino e demostravamos o nosso desagrado ao treinador e ao presidente.
Vamos aparecer nos treinos e dizer basta?

Anónimo disse...

Com a raiva que estou era ja hoje!
Quando é o próximo treino?

Tiago disse...

Eu concordo com essa ideia de irmos ao proximo treino (segunda feira de manha) apoiar mos, incertivar mos e "abanar" com eles.
Ir pa la criticar nao é a soluçao.
Por mim, segunda feira tou la. Vamos combinar todos e marcar mos presença segunda feira.

VAMOS LA RIO AVE F.C !