total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Imprensa do dia

A BOLA
Sem comer ou falar... ou o amor à camisola
Sempre que perde, Vítor Gomes fica sem vontade de... nada comer. É um exemplo de como ainda se joga por uma causa. Com o Sporting, é obrigatório rectificar imagem do último jogo.
Vítor Gomes não é só um dos melhores jogadores do Rio Ave. É também, ou sobretudo, um dos que mais sentem a camisola. Imagine-se como lhe custou digerir a goleada (1-5) sofrida frente ao Olhanense.
«Quando perco, quem leva comigo é a minha namorada. E os meus pais, também, mas principalmente a namorada. Não abro a boca», confidencia Vítor Gomes. Não abre a boca para falar, nem para comer.
«Depois do jogo com o Olhanense, o Zé [José Gomes, irmão de Vítor, também jogador do Rio Ave] convidou-me para passar por sua casa, comi uma coisita, nada de especial, não tinha apetite. Foi um dia mau. Errámos como nunca havia sucedido esta época. Sofremos golos infantis», assume o jovem craque das Caxinas, ainda com a goleada imposta pelo Olhanense atravessada na garganta.
«A última vez que sofri cinco golos foi frente ao Sp. Braga, tinha 18 anos, ainda era júnior, e não saí do banco», recorda Vítor Gomes, recuando à época de 2005/06, aos tempos em que, já com a carta de condução, dava boleia para os treinos nos Arcos a outro talento emergente das Caxinas, Fábio Coentrão.
O amor pelo Rio Ave é daquelas coisas que não se explicam. «Foi o clube onde cresci, que me deu condições para ser profissional de futebol. Ser um clube da terra tem um significado especial para mim», releva Vítor Gomes, exemplo de como na era do futebol-indústria ainda há quem jogue, também, por amor à camisola.
Por José Carlos Moura

RECORD
Vila-condenses lançam torneio de talentos
COMPETIÇÃO PARA CATIVAR E DESCOBRIR FUTEBOLISTAS
O Rio Ave apresentou esta quinta-feira o 1.º Torneio de Habilidades Técnicas, uma competição destinada a jovens nascidos entre 1995 e 2000 e que pretende cativar e descobrir futebolistas para as camadas jovens do clube.
A iniciativa realiza-se em Caxinas, lugar da cidade de Vila Conde, nos dias 9 e 10 de abril, num campo sintético existente no local.
Francisco Costa, elemento da técnica do plantel principal do Rio Ave e coordenador da formação do clube, frisou que o torneio pretende descobrir talentos oriundos dessa zona de Vila do Conde, conhecida pela sua forte vocação piscatória e de onde são naturais atletas como Fábio Coentrão, Miguelito, Vítor Gomes, José Gomes, André Vilas Boas, ou o ex-jogador Paulinho Santos.
"Notamos que tem havido, na nossa formação, um decréscimo de atletas caxineiros. Há uns anos, 50 por cento das nossas equipas tinham miúdos dessa localidade e agora são apenas alguns", analisou o técnico, acrescentando: "Sendo o povo das Caxinas marcado pela raça, força e mística das gentes do mar, achamos que temos de voltar a aproveitar essas características para as nossas equipas".
O técnico que idealizou este torneio falou também "na oportunidade para aproximar a população mais jovem ao clube".
A competição, onde não poderão participar jogadores que militem nas equipas do emblema vila-condense, será dividida por dois dias e irá explorar uma componente de técnica individual e, posteriormente, situações de jogo coletivo.
A inscrição, que termina a 8 de abril, é gratuita e todos os participantes têm direito a prémios de participação.

Carlos Brito: «Tirar dividendos em Alvalade»
TÉCNICO MOSTRA-SE AMBICIOSO
Carlos Brito diz que "o jogo frente ao Sporting não surge no momento ideal para recuperar de uma derrota que deixou marcas" ante o Olhanense, mas também assegura que "a equipa está determinada a sarar a ferida com a ambição de realizar uma boa partida em Alvalade".
"O adversário é um conjunto mais forte por razões óbvias, mas o Rio Ave não vai jogar diminuído e entrará com o objetivo de tirar dividentos", salientou o treinador, para quem o momento conturbado que os leões atravessam, dada a saída de Carlos Carvalhal, não afetará o rendimento do coletivo: "É uma época que não tem sido fácil para o Sporting, mas pelo que conheço do Carvalhal ele é homem para seguir até ao fim com a cabeça levantada. Creio também que os jogadores estão com ele".
Sobre os regressos de Sílvio e Zé Gomes ao leque de opções, Carlos Brito reconhece que "a disponibilidade da dupla permitirá apresentar uma equipa mais equilibrada. Não é justo atribuir culpas, mas o futebol é o que é e a verdade é que o Zé Gomes e o Sílvio estão presentes em tudo o que o Rio Ave conseguiu alcançar, pelo que são, sem dúvida, mais valias".
Autor: PEDRO MALACÓ

Carlos Brito já pode contar com Zé Gomes e Sílvio
TÉCNICO CHAMA 19 PARA JOGO COM O SPORTING
O jogo com o Sporting, amanhã às 20.15, está a ser preparado com o máximo cuidado por Carlos Brito que já vai poder contar com os laterais Zé Gomes e Sílvio. Os dois defesas ficaram fora das opções frente ao Olhanense devido a castigo, mas podem agora rumar a Alvalade.
Em relação à última lista de convocados, o treinador do Rio Ave fez três alterações: substituiu Valdir, Adriano e Bruno Fogaça por Zé Gomes, Sílvio e Tiago Terroso.
De acordo com a informação veiculada no site do clube esta sexta-feira, Magno, Felipe Alberto e Bruno Mendes continuam entregues ao departamento médico e no treino de hoje dividiram os trabalhos entre corrida e piscina.

Sem comentários: