total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ASC vs Reis do Ave

Oh meus amigos, não havia necessidade.

ACRESCENTO
Deve um blogue existir apenas para dizer mal e nunca dizer bem?
ou
deve um blogue existir apenas para dizer bem e nunca dizer mal?

Para mim um blogue afecto a um clube deve reger-se pela crítica construtiva e acima de tudo dar voz a quem sente o seu clube. Deve dizer bem quando deve dizer bem e deve dizer mal quando deve dizer mal.

Para aqueles que são sócios há um espaço próprio, só que esse espaço próprio apenas realiza-se duas vezes por ano e na altura das AGs já muita tinta correu pelo que levantar determinado assunto pode ser interpretado por entrar de carrinho fora do tempo.

Agora, um blogue ou qualquer outra forma de comunicação, nunca, mas nunca mesmo, pode dizer mal do seu Clube. O Clube está acima de todas as coisas e é intocável e inquestionável. Mas o mesmo não se passa com as pessoas que fazem parte desse Clube, sejam essas pessoas directores eleitos pelos sócios, membros da mesa da AG ou do Conselho Fiscal ou Geral, sejam treinadores, jogadores, restante pessoal assalariado ou não ou mesmo sócios. Todos são questionáveis e alvos de críticas.

Se algum director ou direcção ou outro órgão eleito achar-se lesado pelos comentários que determinado sócio faça sempre pode socorrer-se dos Estatutos. Aliás, os Estatutos parecem ser do desconhecimento de muita gente, sem excepção e em qual eu me incluo. Só respeitando os Estatutos o nosso Clube sobrevive, protege-se e engrandece.

E uma coisa é certa, no dia que uma direcção ou outro órgão levar à letra os Estatutos para se fazer valer de criticas de sócios também deverá esperar que os sócios levem à letra os Estatutos para fazer valer os interesses e valores do Clube.

13 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável...mas não me surpreende.

Por estas e por outras, vou continuar a querer ´MORRER DE PÉ!!!

Rioavistas disse...

Bom senso e mais entendimento é o que se pede a ambas as partes e que o Rio Ave esteja acima disso tudo. Não digo mais nada...

João Borges disse...

Bom senso e mais entendimento é o que se pede a ambas as partes e que o Rio Ave esteja acima disso tudo. Não digo mais nada...

Anónimo disse...

": ou o sr. presidente da Direcção passa a trabalhar mais em equipa ou o director-geral (que não conheço pessoalmente) tem de ter entre as suas qualidades a paciência oriental;"

Se isto nao é personlizar e tentar arranjar uma guerrinha...

Enfim ninguem fica bem na fotografia, que ninguem se julgue sano de defensor da verdade e da justiça.

Força Rio Ave.

Anónimo disse...

Retificaçao

": ou o sr. presidente da Direcção passa a trabalhar mais em equipa ou o director-geral (que não conheço pessoalmente) tem de ter entre as suas qualidades a paciência oriental;"

Se isto nao é personlizar e tentar arranjar uma guerrinha...

Enfim ninguem fica bem na fotografia, que ninguem se julgue o grande defensor da verdade e da justiça.

Força Rio Ave.

Anónimo disse...

O João Paulo Meneses demitiu-se do Conselho Geral do Rio Ave?

Ainda não?

Está à espera de quê?

Estou mesmo a ver o «maior» cá do sítio, dentro de dias, a «cozinhar» a reconciliação.

Vai uma aposta?

Anónimo disse...

O presidente do nosso Rio Ave trabalha muito em prol do clube, abdica de muito estarmos como estamos e recebermos elogios como recebemos hoje do João Tomás, e acho que não se queixa disso.

Agora ter que aturar os bitaites de quem nada de relevante fez pelo clube, julgando-se no direito de do alto do seu blogue (qual juiz, qual quê) dar um veredicto sobre tudo o que é feito, sempre a tentar dinamizar uma guerrinha interna. Ainda por cima ter que apoiar e dar cobertura a esse comportamento que em nada favorece o nosso clube??? Por favor...

Apoio a tomada de posição do ASC, ressalvando que se deve realmente dinamizar o site do clube.

Por fim, só falha quem faz alguma coisa, quem não faz nada não falha nem falhará... assim é fácil!

s.oliveira disse...

1.
Deve o JP Meneses apresentar demissão do C.Geral?
- Que eu saiba foi eleito pelos sócios em AG sob proposta da Direcção, por isso para mim a resposta é clara, NÃO e a justificação simples.

2.
Por muito meritório seja o trabalho deste Presidente, e da restante Direcção, nada ou ninguém dá o direito de exigirem subserviência aos restantes sócios e que se abstenham do seu espírito crítico.

João Paulo Meneses disse...

Caro Sérgio.
Antes de mais obrigado pelo teu comentário. Ainda por cima lamento desiludir-te; hoje mesmo a meio da tarde entreguei ao presidente da AG do nosso Clube o meu pedido de demissão do Conselho Geral do Rio Ave FC (porque os estatutos são omissos sobre a forma de o fazer, optei por essa solução).
Depois do que o sr. Presidente da Direcção fez publicar no sítio oficial do Clube, penso não haver condições (pelo menos simbólicas) para continuar, depois de ter sido convidado por ele próprio.

s.oliveira disse...

João Paulo,

Acima de tudo lamento o teu pedido de demissão, ponto parágrafo.

Podes ter sido proposto pelo Presidente mas foste eleito pelos sócios e neste Clube ninguém está acima dos sócios.

Como é o Presidente da Mesa AG quem dá posse aos eleitos para os diversos órgãos é de facto a ele que devem ser endereçados os pedidos de demissão, esta é a minha opinião.

São três as formas de se "entrar" para o Conselho Geral

- se presidir a um dos órgãos eleitos pelo sócios (Mesa AG, Direcção e C. Fiscal);
- se tiver presidido a dois desses órgão (Mesa AG e Direcção);
- por proposta da Direcção e eleitos em AG (5 sócios)

O "senão" do sócios de serem propostos pela Direcção é se começarem a pensar pela própria cabeça "alguém atira-lhes à cara" como entraram lá. E mesmo que não pensem pela própria cabeça serão mais cedo ou mais tarde acusados de serem uns "yes man".

O preferível seria que para o Conselho Geral fossem eleitos um determinado número de sócios (mais os presidentes e ex.presidentes) e que concorressem em listas próprias, com suplentes, como acontece em certos clubes.

O C. Geral neste Clube tem pernas para andar e é pena que tenha sido descurado este tempo todo. Trata-se apenas de um órgão consultivo, é verdade, mas de grande utilidade. Se fosse levado mais a sério evitaria um rol de situações que infelizmente têm acontecido.

Miguel Dias disse...

Tanto o Blogue Reis do Ave como este Rioavistas só têm razão de existir enquanto vozes independentes e descomprometidas. Ambos têm feito muito pelo Rio Ave, com os seus comentários e as suas críticas, positivas ou negativas, e é neles que eu venho procurar a informação actualizada sobre o clube. Para serem um mero reflexo subserviente da posição oficial não são necessários, para isso existe o site oficial. A actual direcção do Rio Ave tem feito um excelente trabalho que está à vista de todos, mas isso não significa que não existam determinados aspectos que não possam ser alvo de crítica (e nem sequer me refiro ao que deu azo a esta polémica, pois estou muito longe de ter os elementos necessários para tomar qualquer posição). É infeliz, por isso, a afirmação que diz, textualmente, que "os dirigentes e os profissionais do Rio Ave FC deixarão de estar disponíveis para qualquer colaboração com o blogue reisdoave, até ao momento em que o seu principal responsável se retrate e apresente desculpas pelo mal que tem feito ao Clube". Infeliz, sobretudo, porque dá poucas ou nenhumas hipóteses ao debate de ideias e, assim, acaba por empobrecer a vida interna do clube. De tudo isto, sobra uma afirmação absolutamente correcta do Sérgio: "O Clube está acima de todas as coisas e é intocável e inquestionável." O Clube, não as pessoas, entenda-se. Sejam meros sócios, como eu, sejam dirigentes, jogadores ou funcionários. O Borges pede aqui, e muito bem, bom senso e mais entendimento. Assim fica mais difícil...

Anónimo disse...

Para mim isto é uma vergonha,eñtão agora cada um não é livre de emitir a sua opinião? Que eu saiba vivemos em democracia,e viver em democracia é respeitar as opiniões dos outros,pode-se concordar ou descordar,mas temos que respeitar.
Um dia destes li um artigo do miguel sousa tavares,onde ele dizia que um dos males do futebol,é estar entregue a pessoal que vem da construção civil,e de futebol não percebem nada,eu tambem concordo,o problema é que clubes como o nosso vive de estabilidade financeira,e isso verdade seja dita,este presidente trouxe ao clube,gostaria que percebesse mais de futebol,que tivesse outra formação,outra postura,mas as vezes não se pode ter tudo.Por isso caro miguel sousa tavares,lamento muito,mas no nosso caso não conseguimos juntar o util ao agradavel.

Anónimo disse...

È de lamentar esta "guerrilha" entre duas pessoas que muito querem bem ao Rio Ave e por ele muito têm feito.
Li num determinado espaço na blogosfera, que este seria um "verão quente" para o universo futebolístico (começou com o SLB), longe de mim imaginar que o RAFC ia ser apanhado no meio deste mediatismo que não cai bem entre os sócios e simpatizantes e entre os demais adeptos de futebol. Entendo que este extremar de posições, de parte a parte, pode e deve ser evitado para bem do Clube e de quem dele gosta. Como sócio, e leitor assíduo do blogue Reis do Ave, custa-me tomar partido de uma das partes, mas verdade seja dita era escusado o comunicado da nossa Direcção. Estamos num país onde a informação circula livremente e a censura já lá vai, todos nós temos direito à nossa opinião, pode agradar e ser consensual para uns e desagradar a outros, mas o que importa reter é que não ouve ofensas pessoais ou ao Clube, trata-se simplesmente de uma opinião que em nada põe em causa o excelente trabalho do ASC e respectiva direcção. Como em todos os trabalhos, toda a gente erra, posso dar o exemplo do ano passado em que a mesma direcção não efectuou a inscrição nas provas Europeias, e soube vir a público assumir o erro, pedindo desculpa e proceder à inscrição este ano. Cometem-se erros para melhorar, e as chamadas de atenção são feitas com esse intuito e não para se apontar o dedo. A direcção pode ter razão e entender que o processo enviado para a UEFA preenche os requisitos necessários para ser aceite e daí devemos tirar ilações e aprender com tudo isto para o ano não se cometer os mesmos erros.
Assim sendo, manifesto todo o meu apoio aos editores deste Blogue e não se deixem “abater” por esta posição da nossa direcção e continuem a levar mais longe o nome do Rio Ave e a tomar as iniciativas que em muito vos dignificam e ao nosso Clube.

Rio Ave acima de tudo !