total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O futuro

Não tem sido famoso, o campeonato do Rio Ave este ano.
Por causa disso é natural que se coloque em causa a continuidade de Brito no comando do Rio Ave.
Eu, que sempre fui defensor de Brito, perante algumas fracas exibições esta época, com o auge no jogo com o Paços de Ferreira onde nem consegui aplaudir a equipa no final apesar da vitória, cheguei também a duvidar se o melhor para o Rio Ave seria a sua continuidade ou não.

Na altura de João Eusébio, eram principalmente as fracas exibições e a incapacidade de Eusébio de motivar os jogadores, que me faziam crer que ele não era seguramente a melhor solução para o Rio Ave. Carlos Brito esta época não tem sido muito diferente e só o já reconhecido tratamento especial que Brito tem no Rio Ave o tem mantido ao comando da equipa.

Eu ainda dou o benefício da dúvida a Brito, tendo em conta as melhorias das exibições nos últimos 2 jogos, pelo que ouvi sobre o jogo com o Gil Vicente e pelo que vi em Braga, mas a linha é muito ténue e acredito que a direcção e o próprio  Brito tenham vindo a passar pelas mesmas dúvidas que eu. Mas sempre que penso nisto, nunca encontro uma solução melhor do que a actual. Se por ventura se vier a substituir Brito na minha opinião deveria ser por alguém também da casa, Gama ou outro ex-jogador que tenha perfil para comandar a equipa. Ir buscar alguém estranho ao Rio Ave seria dar um tiro no escuro e nesta altura, com o mercado de transferências já praticamente fechado, o eventual novo treinador não teria possibilidade de adaptar o plantel ao seu estilo e retirar-lhe-ia qualquer responsabilidade sobre o que acontecesse ao Rio Ave esta época.

O lugar de Brito não estará certamente garantido e enquanto não estivermos tranquilos na tabela e a jogar bem, não voltará a estar. Mas só mantendo Brito, podemos no final cobrar-lhe pelos resultados não obtidos ou mais uma vez congratularmo-nos pelo trabalho efectuado. Como já disse anteriormente acabarmos o campeonato abaixo do 11º para mim será uma época má, mas acredito que vamos ficar bem acima disso.

A época do Rio Ave não é fácil de analisar e só no fim se poderão fazer as contas.
Se por um lado com o plantel que temos deveríamos estar a fazer um campeonato tranquilo e estar mais acima na classificação, por outro temos exactamente os mesmos pontos que na época passada por esta altura e terminamos em 8º lugar.
Se por um lado no ano passado tínhamos nesta altura 5 pontos de avanço sobre a zona de descida, neste estamos empatados com o penúltimo.
Se por um lado no ano passado estávamos a 10 pontos do 6º lugar, este ano estamos só a 6.
Resumindo, os que vêem pelo lado negativo vêem que este ano estamos mais próximos da descida, os que vêem pelo lado positivo, vêem que estamos mais próximos dos lugares de cima.

Temos ultimamente ganho em casa e perdido fora. Acho que uma vitória fora nos pode catapultar para uma segunda volta em grande, como uma derrota em casa nos pode colocar pressão e afundar-nos na tabela.
O que irá acontecer, dependerá de vários factores. O que se pede é que nos que dependem de Brito, ele tome as decisões certas, estabilize a motivação dos jogadores em vez de passarem de titulares a não convocados e vice-versa, não olhe a nomes mas sim à performance, seja mais ambicioso e exija garra aos jogadores durante os 90 minutos.

FORÇA RIO AVE!

1 comentário:

Kosta disse...

Existe claramente um jogador que, ou muito me engano, ou vai dar treinador; João Tomás.