total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Formação

Na formação, muitos jovens que por lá passaram falam mal do clube, em virtude de existir uma certa frustração de não terem atingido aquilo que tinham em mente, serem jogadores de futebol. Na verdade, muito poucos dos miúdos que passam pela formação atingem o patamar de séniores, seria utópico pensar de outra forma. Nesse sentido, os treinadores da formação têm um papel que vai muito para além de meros treinadores de futebol, têm que ser também psicólogos e muitas vezes pais ou irmãos mais velhos, abrindo-lhes os horizontes que vão muito para além da bola. Ouvindo o programa da Linear que entrevistou o treinador de juvenis, Alfredo Lapa, ficou-me na retina o seguinte:
-Os treinadores da formação têm que educar atletas e pais de que há vida para além do futebol, nem todos lá chegarão, sendo necessário aplicarem-se na escola. É preciso gerir essas emoções e tentar impedir que se tenha o sentimento de frustração no dia de abandonar o clube. Certamente sairá a ganhar o atleta e o próprio clube.
O Rio Ave quer formar jogadores e quer formar homens, isso é que é formação.

2 comentários:

fernando soares disse...

Não podia estar mais de acordo...esta sim é a verdadeira essência da formação.

..."O Treinador de Formação tem necessariamente que ter como objectivos principais a formação desportiva e a formação social e humana dos seus jogadores."

E eu ainda reforçaria a ideia de que nem todos poderão ou serão jogadores, dando o exemplo da equipa de Infantis de 2004/05 que este ano atingiram os 19 anos e a consequente ascenção ao escalão senior, não existir nenhum elemento dessa equipa no actual plantel senior do Rio Ave FC . Seria necessário recuar ao plantel senior de 2007/08 para encontrar um jogador formado no escalão mais baixo da formação, de seu nome Tiago Terroso.

Anónimo disse...

concordo com o Alfredo Lapa nesse sentido,e porque não dizer a esse nível e um dos melhores mas....
Mas não posso concordar com um treinador de formação que passa quase os 50 minutos do programa a dizer que o rio ave não tem qualidade na formação,porque o entrevistador insistia em falar nesse assunto. já agora não fica bem tratarmos o nosso entrevistado por tu!! Aquém vai fazer bem ouvir um treinador a dizer que o rio ave precisa de esperar pelas despeças do Braga ,Porto, Guimarães para ter qualidade e que se não fossem os reforços o Rio Ave tinha descido a 5ª jornada, será aos miúdos?
recordo o Alfredo Lapa que alguns deste sub. 17 que agora parecem ter culpa de tudo ,subiram o Rio Ave da 2ª para a 1ª divisão da A.F.do Porto. O técnico da descida dois anos antes era Alfredo lapa que nesse ano deixa o Rio Ave e segue para o Varzim equipa que admira como ele ontem disse. Era esta a realidade que se referia ontem também com certeza.Outra coisa que me parece que ficou por esclarecer é que as criticas não são para os miúdos que venham de fora porque o Rio Ave sempre teve N de miúdos da Povoa,Trofa e mais. Acho que neste caso era os miúdos que vinham com determinada pessoa.Nos adultos já formados!!!? devemos tentar alinhar o nosso discurso pelas nossas ações.