total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sábado, 12 de maio de 2012

Para terminar em beleza

Para terminar a época em beleza e tirar um pouco do sabor amargo que todos temos na boca pela performance geral da equipa este ano, nada melhor do que uma vitória logo sobre os campeões nacionais.
Espero que não entremos em ritmo de festa ou de férias mas sim com a vontade de conquistar os 3 pontos, deixemos a festa para o final do jogo. O 9º lugar ainda está ao alcance e no fim das contas, a última imagem é a que fica. Se o 14º lugar traduziria mais fielmente a maioria das exibições da equipa ao longo da época, o 9º seria mais condizente com o potencial que a equipa tem.

Parece também que pelas notícias que vão saindo, Carlos Brito poderá estar de saída. Não sei se já está certa a saída ou não.  Certo é que esta época tem sido má, mas anos maus ocorrem em todos os clubes. É preciso é perceber as causas e corrigir. Se a causa principal foi Carlos Brito e se a probabilidade de voltar a correr mal é elevada claro que a saída será o mais lógico. Para formar uma opinião pessoal sobre se deveria sair ou não eu precisava de lhe fazer umas perguntas:

1. A que se deveram na sua opinião inúmeras exibições esta época em que a equipa mostrou falta de garra e empenho em campo?
2. Sente-se o principal responsável pela época abaixo das expectativas iniciais?
3. Nos jogos das taças de portugal e taça da liga, se pudesse voltar atrás mudaria as equipas que colocou a jogar?
4. Para a próxima época voltaria a afirmar que a luta pela permanência "vai ser a nossa luta até ao final?"
5. Tem consciência que algumas convocatórias, titularidades e substituições foram injustas, não correspondendo para o exterior à performance e potencial demonstrados em campo pelos jogadores?
6. Pela análise generalizada, grande parte dos jogadores que o Rio Ave emprestou tiveram performances bem acima de alguns que tivemos cá emprestados. No próximo ano vamos apostar mais nos jogadores da casa e ir buscar reforços só para lugares críticos?
7. Para a próxima época vamos estabilizar uma equipa base nos últimos jogos da pré-temporada para começarmos em força, em vez de jogarem 2 x 45 minutos uma misturada de titulares e suplentes até à primeira jornada?

A pergunta 1 é para perceber que outras variáveis poderão ter estado na causa da má época que não transpareçam para quem se limita a ver os jogos de fora.
Quanto às respostas das perguntas 2 a 7, se houver algum "não", sou da opinião que Carlos Brito deveria terminar o seu ciclo no Rio Ave. Se forem todas "sim", eu apostava em Carlos Brito para a próxima época, com a condição de a direcção poder rescindir com ele a qualquer altura sem indemnização para o caso de as coisas começarem a correr como esta época.

Independentemente de Carlos Brito continuar ou não, espero que no final do jogo seja reconhecido pelos sócios tudo o que Carlos Brito já fez pelo Rio Ave e as várias alegrias que já nos deu. A sair, que saia a bem.

FORÇA RIO AVE!

Sem comentários: