total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

domingo, 18 de novembro de 2012

Foi-se a Taça

Foi-se a Taça, perdemos justamente com o Arouca por 2-1 após prolongamento.
Culpados?
1º O Arouca que jogou melhor do que nós
2º Nuno Espírito Santo que não colocou o melhor onze a jogar
3º Nivaldo que com a sua experiência podia ter evitado a expulsão, principalmente por fazer uma segunda falta desnecessária no meio campo com o jogador adversário de costas para o ataque.

O Arouca está merecidamente nos 1/8's de final da Taça de Portugal porque jogou na maior parte do tempo melhor do que o Rio Ave.
Nós começámos melhor, a querer pegar no jogo e a dominá-lo, mas mancos no ataque. O Arouca foi ganhando confiança com a nossa inoperância e marcou ainda antes do intervalo. Tomás entrou na segunda parte para marcar o golo da praxe e levar o jogo (injustamente?) para prolongamento onde um remate de longe forte e colocado nos deixou por terra. Ederson ainda evitou males maiores com 2 ou 3 excelentes defesas ao longo do jogo.

NES deverá saber por andar há tantos anos no futebol que a primeira metade da segunda liga é praticamente do mesmo valor da segunda metade da primeira liga. O Arouca está em 3º lugar na segunda liga por alguma razão. Não tem um plantel melhor do que o nosso, mas os que jogaram hoje foram melhores do que os nossos.
NES tem toda a legitimidade para rodar os jogadores e gerir o plantel como bem entende, mas terá também que ser responsabilizado quando isso leva a que um dos objectivos da época tenha ido por água abaixo.  Não foi por falta de avisos (ver aqui,  aqui,  aqui e finalmente aqui) que dissemos que não se podia facilitar nestes jogos. Rodar o plantel sim, mas sem comprometer os objectivos, muito mais neste caso em que a fadiga não se coloca por não ser um jogo a meio da semana. A equipa foi construída de trás para a frente, sendo o ataque o último sector a estabilizar. Nos últimos jogos, Tomás, Ukra e Braga foram os jogadores mais atacantes e por mérito ganharam esses lugares dado que foram os que até agora tiveram melhores performances nesse sector. Mexidas no meio campo e na defesa, onde temos mais opções (Vitor Gomes a 10 está a mostrar ser uma mais valia p.ex.), não me choca, já tirar os 3 jogadores do ataque para o jogo de hoje (Tomás no banco, Ukra e Braga não convocados) foi uma jogada de alto risco dado que as alternativas estão, pelo menos actualmente, uns furos abaixo em termos de performance. Del Valle será o que estará melhor, mas agarra-se ainda muito à bola. Tope tem velocidade mas falta-lhe a técnica, em cada 10 bolas aproveita-se 1, 5 embrulha-se com o adversário, 4 ganha em velocidade chega à linha e cruza para a bancada. Esmael não está muito diferente, em 10 bolas 9 embrulha-se com o adversário e aproveita-se 1. Estas performances não são aceitáveis para uma equipa como o Rio Ave. Acredito que estes jogadores valham mais do que isto e que seja uma questão de confiança ou falta de forma, mas sendo assim, a sua integração na equipa deverá ser feita gradualmente, quando o jogo já está ganho e as coisas tendem a sair melhor. Não é lançando-os às feras colocando-lhes nos ombros toda a responsabilidade de um jogo a eliminar que as coisas tenderão a melhorar.

Mas pronto, teremos agora quando houver taça oportunidade de rodar ainda mais a equipa, organizando uns jogos particulares. Que NES tenha aprendido algo com o jogo de hoje e que não volte a facilitar na Taça da Liga (pelo menos estamos num grupo só com equipas da primeira liga...).

Sem comentários: