total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ambição(ou a falta dela)

Aquilo que deve nortear um clube é o preservar dos seus valores, manter a honradez e cumprir com os seus compromissos. Estes(compromissos) passam por formar atletas, tanto no aspecto desportivo como no desenvolvimento humano, nas vertentes educativas, humanas, de relações inter-pessoais, no desenvolvimento do carácter dos jovens, etc. O clube tem que ter esses bons valores para os poder passar para os jovens.
O Rio Ave Futebol Clube é um clube íntegro, que cumpre os seus compromissos nos mais variados aspectos. Para além disso, quem veste esta camisola sabe(ou pelo menos tem que saber) que independentemente das capacidades, tem que lutar até à exaustão, na procura do melhor para o clube. Mas, quem veste esta camisola tem que sentir da parte de quem manda, que esta luta não é inglória. Que o que se conquista no campo não lhe é retirado na secretaria. Ora, voltando-me a referir ao cumprimento escrupuloso das nossas obrigações até ao momento, e dentro das nossas limitações, não podemos nunca perder o valor da ambição. A ambição tem que ser um valor incutido nos nossos jovens desde cedo para nos tornarmos maiores do que já somos.
O Rio Ave hoje, fruto das condições económicas do país e do mundo, algo que também nos afecta, acaba por sair beneficiado desta conjuntura. Clubes que outrora apresentavam argumentos muito mais fortes do que o nosso, até porque usavam e abusavam do crédito bancário que agora lhes fechou a torneira, hoje estão no patamar do nosso Rio Ave, pois apesar de continuarem a ter orçamentos bem mais gordos, grande parte do orçamentado vai para pagamentos à banca e ao estado. Analisando as equipas do nosso campeonato, apenas Benfica, Porto, Braga e o  Sporting estão muito longe das nossas possibilidades. Os casos da Académica, V. Guimarães, Marítimo e Nacional entram no tal lote dos clubes que têm orçamentos muito superiores aos nossos, mas que, no que diz respeito à massa salarial dos atletas, tem vindo a decrescer vertiginosamente. Posto isto, tirando os quatro grandes, o Rio Ave tem arcaboiço actualmente para lutar taco a taco com todos eles, tal e qual aconteceu nesta época(até o Sporting ficou atrás de nós). Claro que não temos a obrigação de ficar à frente de todos os outros, mas temos que ter a ambição de o conseguir. Aliás, o Paços e o Estoril são um bom exemplo disso.
Ainda há pouco tempo o nosso presidente ASC afirmou que para o ano deixará de existir prémio de permanência, pois isso é uma obrigação dos nossos profissionais, e que, aponta claramente aos 8 primeiros lugares, nunca descurando uma possível participação europeia. Isto é claramente um sinal de ambição.
Depois deste longo, e se calhar para alguns cansativo texto, dizer que o que me preocupa é o dia que este presidente for embora, provavelmente o objectivo europeu ficará numa gaveta para sempre. Olho para o universo RIOAVISTA e sinto com tristeza, uma falta de ambição atroz que bloqueia este histórico clube. Se calhar um dia muitos chegarão à conclusão que ser ambicioso e cumpridor não são coisas antagónicas, apenas se complementam.
VIVA o RIO AVE F.C.

12 comentários:

Tiago Garcia disse...

Grande comentário amigo. E uma certeza tive nos últimos dias: é que aquele que muito provavelmente será o nosso futuro presidente, não terá o meu voto. Pensa muito pequeno ainda para liderar este clube.
Refiro me a Mário de Almeida, obviamente. Que ASC se venha a recandidatar!

Anónimo disse...

Acho que tudo isso é muito bonito e concordo, mas não entendo em que parte é que não estamos a cumprir tudo isso!!

Temos vindo a melhor as nossas classificações e a deixar de lutar pela permanência até à ultima jornada. A nível de estruturas estamos muito melhores e com tendência para melhorar, somos um clube que cada vez mais caro e mais vezes, alias os últimos 3 anos foram incríveis a nível de vendas (tirando a famosa venda do Marcos essa sim com muito por explicar).

Acho que este texto como critica negativa não faz sentido.

Roma e pavia não se fizeram num dia :).

Força Rio Ave.


Rioavistas disse...

Para os minimamente inteligentes os dois últimos parágrafos dizem muita coisa. Em bom Português "para bom entendedor meia palavra basta!"

Miguel Dias disse...

Excelente comentário, Borges!

Anónimo disse...

"uma falta de ambição atroz que bloqueia este histórico clube"

Não percebo onde está a falta de ambição nas ultimas épocas. A simples troca de treinador mostrou, a meu ver ambição, apesar de gostar do Brito acho que faltava algo mais. Sinceramente não percebo a vossa tristeza. Não chegar a uma competição europeia não pode ser tudo na vida de um clube. E esse dia vai chegar.

Força Rio Ave

Rioavistas disse...

O anónimo ou não percebe mesmo ou está à espera que se diga mais qualquer coisa. Espere sentado. cada um que retire as suas próprias conclusões.

Rioavistas disse...

"Ainda há pouco tempo o nosso presidente ASC afirmou que para o ano deixará de existir prémio de permanência, pois isso é uma obrigação dos nossos profissionais, e que, aponta claramente aos 8 primeiros lugares, nunca descurando uma possível participação europeia. Isto é claramente um sinal de ambição."-Diz-lhe alguma coisa?

Anónimo disse...

"Isto é claramente um sinal de ambição" ou " uma falta de ambição atroz que bloqueia este histórico clube"?

Porra é impressão minha ou isto é contrassenso? So quero saber se vocês acham que esta direção é ambiciosa ou não!

É que eu acho que é. E não precisam ficarem todos defensivos e agressivo estamos só a trocar ideias!

Força Rio Ave

Rioavistas disse...

Foi à gala verde e branca? Foi ao jantar de aniversário do clube? Se aí está explícito que ASC é ambicioso, não lhe ocorre que outros estejam a boicotar o seu trabalho e não queiram que o clube seja mais ambicioso? Pronto, se o anónimo anda desatento ao que se passa no nosso Rio Ave vou deixar-lhe um link para perceber melhor: http://rioavistas.blogspot.pt/2013/05/tertulia-rioavista.html

Anónimo disse...

À gala não fui porque infelizmente não tinha convite.

Podiam chamar os bois pelos nomes, dessa forma facilitavam a compreensão.

Força Rio Ave.

Miguel Dias disse...

Dito de outro modo, para que se entenda melhor: o que o Borges quer dizer é que:
a) esta direcção revela ambição, sim senhor, pelo menos comparativamente ao discurso a que nos fomos habituando;
b) tem receio que, quando o mandato de ASC terminar, a próxima direcção não mantenha o mesmo discurso (e acção a condizer, claro).
É isso! Onde está a dúvida?

João Borges disse...

Obrigado Miguel ;-)