total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Indefinição do plantel

Estamos a pouco mais de uma semana do início do campeonato e parece claro, o plantel do Rio Ave ainda vai sofrer alterações. Saídas, é certo que vai haver. E estou convicto que pelo menos mais um reforço para o ataque irá chegar.
Indo por sectores e começando na baliza, penso que nesta posição as coisas estão definidas: Salin, Ederson e Alfaiate vão ser os três guarda-redes da nova época que em breve começará.
Na defesa, existe uma das grandes indefinições neste momento: quem será o segundo lateral esquerdo do plantel e, como consequência disso, quem será dispensado. Desde logo Edimar tem a titularidade garantida. Falta saber se será André Dias ou Tiago Pinto a sua sombra.
No centro da defesa, existe também um excesso de jogadores para a posição: Marcelo, Rodriguez, Nivaldo (embora de fora pelo menos até Janeiro), Ângelo, Jeferson e agora Roderick. E se considerarmos o nosso Vilas Boas como mais uma (válida) opção para esta posição, torna-se evidente que ou sairá ainda alguém (Jeferson?) ou então alguém vai penar ao longo da época..
No meio campo, parece-me, é o sector onde temos menos opções. Partindo do principio que actuaremos com um duplo pivô defensivo e um homem mais avançado a jogar numa espécie de "10", os candidatos aos lugares parecem definidos, embora haja a dúvida sobre quem jogará ao lado de Tarantini à frente dos centrais (a dúvida não existiria caso tivéssemos Felipe Augusto..). Wakaso parece ser o elemento com mais possibilidades, mas temos ainda Luís Gustavo que deu boas indicações frente ao Corunha. A "10" Diego Lopes parte como claro favorito, embora gostava de ver Braga naquela posição. Até aqui tudo bem, há qualidade, o pior são as alternativas possíveis. Para trinco temos Vilas Boas (esta uma boa opção) mas depois falta alguém com características que possa dar um outro ritmo ao jogo (uma "arma secreta"..). A não ser Braga (para mim o melhor médio de ataque que temos no plantel), mas NES já deu a entender que conta com ele para jogar num numa ala do ataque.
E no ataque, penso que mais uma vez estamos bem servidos. Nas alas temos Ukra, Del Valle, Renato Santos, Braga (...) e Ronny. Apesar de achar que as opções são de qualidade, é precisamente para as alas que gostava de ver chegar um outro jogador, com créditos firmados (nada de Bebés..). A imprensa falou já por diversas vezes em Diogo Salomão, e é um jogador com as características deste jogador que gostava de ver envergar a nossa camisola.
Finalmente, no centro do ataque temos.. Hassan! E poderia ficar-me por aqui, tal a qualidade desde jovem (bem dita hora João Tomás decidiu emigrar..). Hassan será sem dúvida o nosso homem golo, tendo como alternativas Sandro Lima e Ronny (para além de actuar nas alas, o centro do terreno é a sua verdadeira posição). Ronny já é um velho conhecido em Portugal e Sandro Lima um perfeito..(por enquanto) desconhecido. Ao contrário da opinião de grande parte dos adeptos, não faço já uma avaliação negativa acerca deste jogador. É jovem, veio de uma cultura de futebol completamente diferente e ainda pode surpreender. E para quem foi à cidade vizinha e viu o jogo frente ao Gil Vicente, reparou que desde a sua lesão que o obrigou a sair do jogo, nunca mais fomos a mesma equipa. Vale o que vale..
Em suma, parece-me que temos um plantel capaz de dar-nos de novo muitas alegrias, embora sinto que um médio e mais um extremo seriam necessários. Mas que acrescentem qualidade, caso contrário é desperdiçar dinheiro ao final do mês.
Por enquanto, resta esperar até dia 31 para depois podermos fazer uma avaliação segura dos jogadores que nesta nova época vão defender as nossas cores por este país fora.

3 comentários:

s.oliveira disse...

acho que essa história dos guarda-redes ainda não acabou. o jovem Alfaiate tem apenas 17 anos e será com toda a certeza titular dos juniores (embora não tenha sido ainda anunciado para esse escalão).

Como será se o Salin ou o Ederson se lesionarem ou forem castigados um. dois ou mais jogos?

vamos arriscar levar um puto para o banco?

João Borges disse...

Para mim as lacunas do plantel já vêm de longe numa posição, a posição 10. Braga desempenha muito bem a função mas tanto Brito como Nuno apostam nele como extremo. Diego Lopes poderá revelar-se, mas falta alguém com precisão de passe e que saiba o momento certo para o fazer, desmarcando os avançados.
Penso que o Rio ave se irá reforçar no ataque, gostaria de ver yazalde regressar, mas a aposta do jesualdo parece ser forte para o manter e será difícil convencer António Salvador a libertá-lo.

s.oliveira disse...

também que até ao dia 31 vai chegar um reforço e que vamos fechar o plantel até janeiro com 27 ou 28 atletas e não com 24 ou 25 como seria desejável.