total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sábado, 14 de setembro de 2013

Não podemos ir ao banco?

Infelizmente regressaram rápido as derrotas em casa e mais uma vez com o V. Guimarães, que tal como o Olhanense, se vão habituando a vencer em Vila do Conde sem fazerem muito por isso. No onze inicial duas alterações relativamente aos jogos anteriores: Vilas Boas no lugar de Rodriguez e Sandro Lima no lugar de Hassan, que cumpriram.
Começámos contra o vento, mas não demos o domínio do jogo. Ao contrário do jogo em Arouca, desta vez tentámos pegar no jogo e sair com a bola jogada desde o guarda-redes em vez do pontapé para a frente. Foi um jogo dividido mas com mais ascendente do Rio Ave que criou as melhores oportunidades ao longo da partida.
Na segunda parte, a favor do vento, começámos mais pressionantes e o V. Guimarães teve dificuldade em saír do seu meio campo, mas o golo tardava em aparecer e as substituições acabaram por descaracterizar a equipa. Entraram Hassan, Del Valle e Nuno Lopes, saíram Sandro  Lima, Diego Lopes e Ukra.
Se Hassan não fez pior que Sandro Lima, já Del Valle e Nuno Lopes tiraram fulgor e qualidade ao ataque. Del Valle agarrou-se muito à bola e se não começa a jogar mais para a equipa arrisca-se a ser um novo Bebé, com guia de marcha no final da época. Tem potencial, só tem é que moderar o seu individualismo. Tem que primeiro entrar a jogar simples para ganhar confiança e só depois, se se proporcionar e com ponderação, tentar os lances individuais.
As saídas de Diego e Ukra só se explicam por cansaço, mas mesmo assim, fazem melhor cansados do que outros frescos. Não sei se não seria melhor retirar algum dos amarelados (Edimar - amarelo por burrice, Vilas Boas, Wakaso) que jogaram por isso condicionados grande parte da partida.
A saírem, parece-me que não temos substitutos à altura. Ukra é o nosso melhor extremo, Diego Lopes é quem tem feito e bem o transporte e distribuição da bola do meio campo para o ataque, mas pelos vistos não aguenta os 90 minutos. Ou se arranja um substituto para a sua saída ou Diego terá que tentar controlar o melhor o seu esforço ao longo do jogo (é muitas vezes ele a pressionar o guarda-redes adversário).
Com a descaracterização da equipa, foi-se notando que o golo seria mais difícil de aparecer e para piorar, o V. Guimarães acabou mesmo por ser mais feliz e marcar no minuto 89.
Não é o fim do mundo, vamos só dar um pequeno trambolhão na tabela e aqueles que estavam já a sonhar com a europa podem resfriar um bocadinho. Estamos no entanto com 6 pontos, mais dois do que na época passada por esta altura e temos de começar a pensar em ir na próxima jornada a Alvalade continuar com a senda de vitórias sobre o Sporting (3 seguidas na época passada).
Faltam 20 pontos para a manutenção, vamos lá buscar alguns!

FORÇA RIO AVE!


Sem comentários: