total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Segurança ou falta dela

Vou interromper a minha pausa na escrita sobre o nosso Rio Ave por um motivo que considero de extrema importância. Desde já, esclareço que o motivo que me leva a escrever, não me tem como um dos envolvidos, mas que é um assunto que me incomoda bastante, disso não haja dúvidas.
Feito o esclarecimento, continuo sem perceber como se organiza um espetáculo desportivo sem se ter em conta as questões relativas à segurança. São muitos os apelos e alertas neste blogue, que ao longo dos tempos foram feitos e até hoje nada foi feito para se resolver a questão. Atenção, mandar os adeptos visitantes para o meio da nossa bancada e pôr lá um segurança a vigiar não é resolver a situação, se calhar até agrava. Quando queremos aumentar o número de sócios, não me parece que esta seja uma forma de manter aqueles que ainda pagam as suas quotas. Isto acontece nos jogos com os denominados grandes, onde muitos dos nossos, sabendo desse desconforto não se deslocam ao nosso estádio para esses duelos. O problema, é que agora até contra os considerados pequenos, temos ilustres visitas de adeptos adversários, ou até, como ontem aconteceu, de claques. Sou da opinião que devemos respeitar quem nos visita, ter liberdade de exprimir educadamente o nosso contentamento, embora, e falo por mim, me incomode. Manda o bom-senso respeitar, temos que fazê-lo como bons cidadãos, mas incomoda. Se juntarmos o incómodo, à falta de educação de um ou outro, que exageram nas suas excitações, descamba para a violência. Foi o que aconteceu ontem(noutras situações mais).
Não mandaria o bom-senso que se fizesse alguma coisa para alterar isso? Ou será que são os sócios que vão ter que deixar de ir aos jogos, para o local de sempre, para que os outros invadam o nosso espaço?
Não se pense que a nossa "malta" são uma cambada de arruaceiros, porque quando nos deslocamos fora, optamos sempre por nos colocar no espaço reservado aos visitantes, não por medo, apenas porque vamos à bola para nos divertir, não para andar à porrada. Sabemos que estar no espaço indicado ao clube da casa, estamos sujeitos a ser interpelados por alguém de forma menos "carinhosa" quando nos manifestarmos a favor das nossas cores.
Registei com agrado a preocupação de reponsáveis do Rio Ave que se deslocaram ao local para serenarem os ânimos, contudo, não me satisfaz a explicação para o facto daqueles indivíduos estarem ali. O facto da Liga ter obrigado a emitir bilhetes para os visitantes para aquele sítio não é justificação, tendo em conta o comportamento dos dirigentes deles aquando a primeira volta, até porque, o que se passou em Arouca foi tudo o contrário ao que os regulamentos da Liga permitem. Em função disso, nós adeptos fizemos chegar à liga a reclamação, sem resultados aparentes. Se é assim uma balbúrdia, porquê que o Rio Ave tem que ser o menino bem comportadinho? Porque não mandaram os tipos para a descoberta refrescar as ideias?
A segurança dos espectadores tem que ser uma prioridade e aconselho no futuro a ter uma atitude preventiva e não o contrário, esperar que as coisas aconteçam para lá irem as forças da ordem apagar os fogos.
Sobre este aspecto de prevenção fiz ver às forças de segurança e da polícia que era assim que se devia atuar, concordaram comigo e acrescentaram que a culpa do sucedido era do Rio Ave e que para uma próxima o clube deveria falar com o comando para terem uma estratégia que evitasse o sucedido.
Sugestão: Têm que oferecer convites para a coberta? Criem uma zona de segurança(de preferência do lado sul), com seguranças a delimitar o espaço, como acontece de resto noutros países.
Quinta-feira temos aí o jogo com o Braga, gostaria como sócio que esse problema fosse resolvido.

Sem comentários: