a) Difundir e desenvolver a educação física, mormente entre os seus associados, por meio do desporto, promovendo e generalizando a prática de todas as suas modalidades e disciplinas, com particular relevo para o futebol, de acordo com os meios financeiros de que disponha e com as prioridades que sejam definidas, em cada caso, pela vontade dos sócios reunidos em Assembleia Geral, ou mediante a participação em sociedades desportivas, nos casos permitidos por lei;
.1 Não sei como é que na época passada conseguimos participar na 1ª Divisão de Futsal se extinguimos por completo as equipas da formação de juniores e juvenis da secção de futsal . Diziam-me na altura que o protocolo assinado com o ADCR Caxinas e Poça da Barca contornava (legalmente?) a lei federativa que impunha aos clubes da 1ª Divisão equipas de formação júnior e juvenil na época anterior. Nunca engoli essa justificação. Se calhar como tivemos esses escalões na época anterior à inscrição na 1ª Divisão 2013/14 isso permitiu a nossa participação.
No dia 2 de Julho o Record noticiou que uma comissão formada por “23 equipas de futsal de todo o país admite impugnar as inscrições, recorrer à FIFA e aos tribunais comuns, se a Federação portuguesa insistir no incumprimento do regulamento de competições”. Entre os visados estão o nosso Clube e a equipa da AAUM Braga.
Sobre o nosso Clube escreveu o Record nessa peça “enquanto o Rio Ave, que não tem escalões de formação, mantém um protocolo com o Caxinas, que também compete em termos de futsal sénior”.
Ao que parece os incumpridores serão também 23 clubes “distribuídos pelos principais escalões (Primeira e Segunda divisões)”.
Hoje o Record informa que o “AM Portela recorre ao CJ e exige a descida do Sp. Braga e Rio Ave”. O irmão da ex.ministra e comentador sportinguista Dias Ferreira, escolhido para defender o AM Portela, “salienta que no recurso foi pedida a suspensão da competição até que seja tomada uma decisão”.
O nosso Clube e o Braga “serão agora notificados para apresentarem a sua defesa, sendo que este é o 2.º recurso apresentado sobre esta matéria. O Piedense também já o fez”.
.2 Sou a favor que o nosso Clube crie e promova modalidades sob alçada da FPF e proporcione aos seus associados masculinos e femininos a prática de desporto mais não seja de forma lúdica. É certo que já temos uma equipa sénior feminina de futsal e preparamos-nos agora para ter uma equipa júnior feminina de futsal mas questiono-me se todas estas atletas serão ou não todas sócias do nosso Clube. Mas isso é outra questão que fica para outra altura.
Uma coisa que não posso aceitar é que a direcção do nosso Clube procure protocolos com terceiros, principalmente concorrentes directos do nosso Clube, para que façam aquilo que estatutariamente nos compete.
Para melhor compreenderem o que se passa no Futsal nacional deixo os links das duas notícias do Record, uma de 2 de Julho e outra de 15 de Julho.
1 comentário:
FUTSAL DO RIO AVE = VERGONHA
DIRETORES DO FUTSAL FEMININO FIZERAM-SE SÓCIOS E SÓCIAS NO MÊS ANTES DA ASSEMBLEIA DE TOMADA DE POSSE.
ESTÁ TUDO DITO.
Enviar um comentário