Começa este fim de semana mais um campeonato para o nosso Rio Ave. A época já começou há algum tempo, com uma brilhante passagem na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa e com a final da Supertaça, que apesar do cansaço, nos escapou por um triz.
Para esta época, temos um plantel com algumas alterações mas que mantém grande parte da estrutura do ano passado. Não estando provavelmente ainda fechado, mediante as anunciadas saídas de Filipe Augusto e Marcelo, é possível já fazer-se algum balanço, ainda que com algumas incógnitas sobre os mais recentes reforços.
Na baliza, Cássio já demonstrou, e confirmou na Supertaça, que é daqueles guarda-redes que nos podem valer alguns pontos. Ederson cumpriu na época passada e naturalmente será difícil ir agora para o banco, mas não deverá desanimar e terá que tentar aproveitar para absorver da experiência de Cássio, que a sua oportunidade mais tarde ou mais cedo também surgirá.
Na defesa, do lado direito mantivemos Lionn e Nuno Lopes. Penso que Lionn irá ser a primeira aposta, mas o Nuno Lopes na sua melhor forma não lhe fica muito atrás.
No centro da defesa, Marcelo tem sido indiscutível e Prince já mostrou que pode ser uma mais valia, ainda que tenha estado menos bem num ou noutro jogo. Esperemos que seja só o período de adaptação e que o verdadeiro Prince seja o que vimos por exemplo na primeira mão em Gotemburgo. Esta seria provavelmente a dupla de eleição de Pedro Martins, mas a anunciada saída de Marcelo poderá fazer sobressair alguém da segunda linha. Roderick ainda não convenceu a maioria dos adeptos. Nélson Monte, do pouco que vi gostei, terá já a experiência necessária? André Vilas Boas pode também fazer a função, mas quanto a mim sempre numa situação temporária não de continuidade. Independentemente da aposta em alguém das "segundas linhas" para jogar ao lado de Prince, a saída de Marcelo deverá implicar a contratação de novo central, senão para titular, pelo menos para precaver lesões e castigos.
Do lado esquerdo da defesa, Tiago Pinto tem estado em bom nível. Não nos dá mesma profundidade atacante de Edimar, mas a manter este nível dá-nos alguma segurança no lado esquerdo. Falta é alguém para o substituir (Zeeggelaar poderá fazer uma perninha em último caso ou teremos mais uma contratação para esta posição?).
No meio campo temos para mim uma das melhores surpresas nas contratações. Pedro Moreira tem sido um mouro de trabalho como homem mais recuado do meio campo, dá-nos solidez defensiva e é criterioso na fase inicial da construção ofensiva. Era um desconhecido para mim, mas acho que vai ser uma das referências do Rio Ave nesta época. Filipe Augusto, a confirmar-se a sua saída, será naturalmente de difícil substituição, mas para acompanhar Pedro Moreira, as primeiras opções seriam de acordo com a época passada Tarantini e Diego Lopes. Nesta época, temos Abalo que não terá provavelmente ainda a experiência necessária, Jony um jogador feito e experiente que poderá ser útil, Wakaso que é mais útil a destruir mas com algumas limitações na construção de jogo, Luís Gustavo que tarda em explodir e claro o nosso capitão Vilas Boas que é sempre um exemplo de entrega e empenho em campo e raramente nos deixa ficar mal. Há depois os reforços que são para mim ainda uma incógnita. Zeeggelaar joga no flanco esquerdo, tanto poderá dar uma ajuda a Tiago Pinto como poderá equilibrar o flanco atacante onde temos algumas lacunas. Bressan joga a 10, irá tirar o lugar a Diego Lopes? Aguardemos pela oportunidade de os ver em campo.
A zona de ataque é onde tenho mais dúvidas do que poderemos fazer e acho que é o que irá decidir se vamos fazer uma época regular ou uma época acima da média. Penso que com um ou outro ajuste temos um meio campo, defesa e guarda-redes que nos dão garantias, quanto ao ataque tenho ainda algumas reservas. Hassan continua longe da meia época que fez aquando da saída de João Tomás. Penso que terá esta época uma última oportunidade para confirmar se será o ponta de lança que prometeu ser ou se repete a época passada e passa ao lado da maior parte dos jogos. Espero que consiga o seu objectivo dos 15 golos, seria sinal que a época passada tinha sido somente um ano mau. Ukra é dos jogadores mais regulares. Dificilmente perderá a titularidade mas espero que isso não o faça tirar o pé do acelerador e que consiga manter o seu melhor nível durante mais jogos para que se torne realmente uma mais valia. Del Valle é um regresso, depois de uma passagem pelo Paços de Ferreira, mas apesar de ter feito um bom jogo na segunda mão com o Gotemburgo, continuo a ver-lhe os mesmos defeitos que via antes: ou se agarra demasiado à bola ou falha o passe na hora de a largar. Tem tudo para ser um jogador de eleição, a velocidade e a técnica, só falta colocar a cabeça no lugar, pensar primeiro na equipa que o resto virá naturalmente ao de cima. Esmael é outro regresso. Na primeira passagem demonstrou algumas carências técnicas mas nos jogos de pré-temporada mostrou alguns bons pormenores e estar em boa forma, não tem no entanto sido opção de Pedro Martins. Restam Boateng e Jebor. O primeiro já demonstrou poder ser o abre latas para abrir os jogos que não atam nem desatam. Não sei se terá a resistência física e a cultura táctica para jogar de início, mas já demonstrou velocidade, técnica e impulsão que permitem dar um abanão nas defesas adversárias. Jebor ainda não vi jogar, mas pelos clubes interessados no jogador, pela insistência na sua contratação e pelas palavras do seu representante que disse que o Rio Ave lutaria pelos 4 primeiros lugares caso ele fosse contratado, espero que venha a ser uma mais valia no nosso ataque. Pelo que fui ouvindo dizer, é forte fisicamente, tecnicamente não tanto, mas poderá dar muito trabalho aos centrais adversários. Para jogar ao lado ou em vez de Hassan? Logo veremos.
Independentemente das saídas e entradas que ainda vierem a acontecer, dos onze que entrarem em campo, das qualidades e defeitos de cada um, nós, os adeptos, só temos é que fazer o nosso trabalho e apoiar incondicionalmente a nossa equipa porque o 12º jogador somos nós e no um-para-um, temos que ser melhores que o 12º jogador adversário. Domingo lá estaremos!
FORÇA RIO AVE!
total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014
Agenda para 2019/20 Apostas Assistências Castigos Convocados Cromos Efemérides Nomeações Relatórios dos Jogos Rankings
LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente
EURO-ADVERSÁRIOS: Gotemburgo; Elfsborg; Dínamo de Kiev; Steaua de Bucareste; Aalborg; Slavia de Praga; Jagiellonia Bialystok;
VOTA NO GOLO EUROPEU DO RIO AVE FC / o que dizem os jornais? Record A Bola O Jogo MaisFutebol ZeroZero Bola Branca
Sem comentários:
Enviar um comentário