Na penúltima jornada do campeonato nacional de juniores, o Rio Ave foi a Guimarães arrancar um precioso empate a 3, na altura na casa do líder. Mas nem tudo foram boas notícias! O titularíssimo da baliza, de seu nome Maravalhas, foi expulso perto do final da partida e foi substituído pelo habitual suplente Edu.
Na última jornada, quando se esperava a titularidade do habitual nº2, Maravalhas é substituído pelo guarda-redes dos juvenis, Carlos Alves. Convém relembrar que Carlos Alves é atualmente o 3º guarda-redes do futebol profissional, à frente de Edu e Maravalhas e atrás de Ederson e Cássio.
Visto de fora, pelo menos aos meus olhos, encaro com naturalidade a ida do 3º guarda-redes da estrutura a um jogo dos juniores, um escalão acima da sua idade. A pergunta que faço e muitos outros farão é se Edu encarou com a mesma naturalidade. As expectativas do nº 2 dos juniores, na ausência do habitual titular, não seriam de que iria ter a sua oportunidade? Essa gestão de expectativas foi feita? Qual será a consequência que advirá? E quando acabar o castigo de Maravalhas? Regressará ou poderemos vir a ter um grave problema na estrutura dos guarda-redes?
Acredito que esta gestão esteja a ser bem feita, até porque temos pessoas capazes dentro da estrutura do futebol juvenil, mas não deixa de ser motivo para algum desconforto para quem se preocupa por estas questões.
total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014
Agenda para 2019/20 Apostas Assistências Castigos Convocados Cromos Efemérides Nomeações Relatórios dos Jogos Rankings
LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente
EURO-ADVERSÁRIOS: Gotemburgo; Elfsborg; Dínamo de Kiev; Steaua de Bucareste; Aalborg; Slavia de Praga; Jagiellonia Bialystok;
VOTA NO GOLO EUROPEU DO RIO AVE FC / o que dizem os jornais? Record A Bola O Jogo MaisFutebol ZeroZero Bola Branca
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Juniores e os guarda-redes/gestão de expectativas
Marcadores:
Carlos alves,
cassio,
Ederson,
Edu,
futebol juvenil,
maravalhas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
este é um assunto pertinente e esta gestão dos guarda-redes pode muito bem ter mais desenvolvimentos num futuro próximo (no passado sábado o preparador físico António Henriques assistiu ao jogo dos juniores)
se calhar por um lado pode fazer mais sentido o Carlos Alves, como 3º guarda-redes do futebol profissional, jogar nos juvenis pois aparentemente estará mais “protegido” por jogar num escalão da sua idade mas… por outro lado se calhar ele beneficiaria muito mais se jogasse pelos juniores que disputam um campeonato muito mais exigente.
Concordo plenamente com a ideia do campeonato mais competitivo, mas a verdade é que penso que nos estamos a esquecer do outro lado. Estamos a penas a pensar no jovem GR do Rio Ave a quem auguram grande futuro.
A verdade é que, para mim, formação não é só resultados e há duas personalidades/jovens que merecem toda a nossa atenção.
Maravalhas e Edu são responsáveis pelos pontos perdidos? Se os responsáveis considerarem que sim, então entendo a promoção de Carlos Alves. Se não, acho que devemos oferecer a formação a estes dois jogadores que representaram o nosso clube antes e não "cortar-lhes as pernas". Podem não ser os melhores do mundo, mas quem chega aos sub19 no campeonato nacional tem o direito de aspirar a ser jogador profissional e fazer disso a sua vida.
Eu penso que Edu não devia ter ido para o banco até porque defrontávamos o último classificado. Assim parece que Maravalhas tem pelo menos novo suplente.
Ah e a transição de Carlos Alves não desfalca os Juvenis? Não perdem eles qualidade para lutar por bons resultados?
O trabalho da formação nos últimos tempos tem sido bom e por isso para já só temos que confiar
Nota: Quando falo na não obsessão por resultados não nego a obrigação de lutar pelos 4 lugares para o apuramento de campeão.
Enviar um comentário