total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

domingo, 30 de novembro de 2014

Números enganadores

O Rio Ave perdeu hoje por 5-0 no estádio do dragão frente ao F.C. Porto, números claramente exagerados para o que se passou em campo.
Nos primeiros 10 minutos, o Rio Ave quase não tocou na bola, face a uma entrada forte do F.C. Porto e a alguma falta de tranquilidade da equipa que não conseguia segurar a bola. Depois da pressão inicial, o Rio Ave foi-se soltando, mas sempre mais preocupado em defender do que em atacar. Foi uma primeira parte jogada "para o pontinho", com pouca audácia atacante onde o único lance de perigo criado foi no último lance da primeira parte com Ukra com uma excelente (mas difícil) oportunidade a rematar de primeira para a bancada. Enquanto isso, já Benquerença tinha poupado um vermelho a Brahimi por pontapear Marcelo sem bola.
No início da segunda parte, na primeira oferta do Rio Ave, Marcelo tenta sair com a bola entre dois jogadores e perde-a para o adversário (parece ainda sofrer falta de Jackson) e Tello inaugura o marcador. A partir daqui, o Rio Ave transformou-se e jogou olhos nos olhos com o F.C. Porto. Subiu no terreno, conseguia manter a posse de bola e foi criando ocasiões de golo. Wakaso com um remate forte foi o primeiro a colocar Fabiano à prova. Zeegelaar é rasteirado na área e Benquerença manda seguir. Herrera corta a bola com o braço na área e Benquerença marca só canto. Diego desvia um cruzamento de Ukra e a bola vai ao poste. Diego remata colocado rasteiro e Fabiano defende com dificuldade. O Rio Ave esteve próximo do golo, não conseguiu por mérito de Fabiano e por problemas de visão de Benquerença.
Aos 78 minutos surge a segunda oferta do Rio Ave, desta vez é Prince que tenta sair a jogar e não libertando a bola a tempo perde para o adversário em zona proibida. Jackson faz o segundo golo. O Rio Ave ressente-se mas continua a tentar chegar ao golo. Já perto do final, vem a machadada final com um 3º golo aos 89 minutos pleno de sorte após corte de Marcelo contra o pé de Alex Sandro com a bola a fazer um chapéu a Cássio. O jogo terminou aqui para o Rio Ave, o Porto é que ainda quis jogar mais um bocadinho e marcou mais dois golos em 2 minutos, por Oliver Torres e Danilo, levando o resultado para números exagerados face ao que ambas as equipas jogaram.
Para quem não viu, pode dar ideia de um Rio Ave fragilizado, mas não  foi isso que se passo em campo. Tirando os 3 minutos finais onde a equipa já tinha desligado, fizemos uma exibição personalizada, numa primeira parte mais defensiva, numa segunda parte a mostrar bom futebol, onde erros individuais, nossos e do árbitro, ajudaram a decidir o encontro.
Fico sempre na dúvida se quando jogamos mais defensivamente como na primeira parte, se é só mérito do adversário, se são indicações tácticas para jogar para o pontinho ou se é só um receio psicológico que desaparece quando ficamos em desvantagem.
Eu fiquei orgulhoso, por incrível que pareça, não pela primeira parte onde conseguimos manter o 0-0, mas pela primeira meia hora da segunda parte.
Venha o próximo jogo, para retomarmos o caminho das vitórias!

NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS

Sem comentários: