total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

domingo, 22 de março de 2015

Grandes!

O Rio Ave venceu hoje justamente o Benfica por 2-1, conquistando 3 preciososo pontos para o nosso objectivo de atingir um lugar europeu.
Tinha dito há uma semana atrás, que tal como tínhamos perdido pontos em jogos que não esperavamos, também os poderíamos ir buscar onde poucos contariam. Contava com o excesso de confiança do Benfica para os podermos vencer e assim foi, agudizado com um golo madrugador aos 5 minutos de jogo sem terem feito nada por merecer. O Rio Ave entrou com um onze parecido com o do último jogo, mantendo Diego e Ukra no banco, com a entrada de Tiago Pinto para o lugar de Abalo.
Um lançamento longo com uma boa desmarcação de Salvio, deixou a defesa do Rio Ave desamparada e Ederson sai-se já sem hipóteses de chegar à bola. O Benfica colocava-se em vantagem na primeira das poucas oportunidades de golo que teve durante todo o jogo.
Seguiu-se uma primeira parte com um Benfica em contenção, sem arriscar e um Rio Ave que ficou abananado com duas lesões que obrigaram a substituições forçadas em jogadores fulcrais como são Marcelo e Hassan. Para os benfiquistas terem noção do impacto destas lesões, seria o equivalente a lesionar-se Luisão e Lima ou Jonas. Para o lugar de Marcelo entrou Prince, para o lugar de Hassan entrou Ukra, passando Del Valle para o centro do ataque. Na primeira parte o Rio Ave não conseguiu assustar o Benfica e tentou ajustar-se às alterações forçadas.
Na segunda parte, principalmente depois da entrada de Diego, o Rio Ave assumiu o jogo e obteve as melhores oportunidades de golo. Diego começa por enviar a bola ao poste. O Rio Ave empata por Ukra numa grande penalidade por corte com o braço de Samaris após cabeceamento de Tarantini. Del Valle já quase sem ângulo tem um remate forte que Júlio César defende para canto, novamente Del Valle isolado remata ao lado do poste. Entretanto, Lima cabeceia ao lado na única oportunidade de golo do Benfica na segunda parte e Luisão é expulso por travar Tiago Pinto que se isolava. O árbitro dá 5 minutos de desconto e é já nos momentos finais da partida que Del Valle faz finalmente o merecido golo da vitória, com um remate colocado ao segundo poste a pós fugir do defesa.
Vitória justa do Rio Ave que nos deixa durante 15 dias de sorriso nos lábios e com a bela sensação de sermos uns gauleses que vencemos os romanos, tal a diferença em número fora das quatro linhas, mas cuja força e determinação dentro do campo, mesmo com várias contrariedades, foi suficiente para vergar o campeão nacional. Também fora das quatro linhas, após o golo do empate, se assistiu a uma vitória esmagadora dos cerca de 2000 adeptos do Rio Ave que calaram os 7000 benfiquistas e os tristes dos vira casacas.
Três pontos preciosos na nossa busca do objectivo europa via campeonato.
Quanto a destaques, Wakaso esteve em grande, Del Valle confirma o seu melhor momento de forma no Rio Ave, Marvin continua a mostrar as credenciais porque foi contratado e o porquê de Ukra começar no banco, Ukra que partindo do banco entrou para fazer a diferença, Diego que trouxe outra dinâmica à equipa e todos os restantes estiveram bem coletivamente a contrariar o Benfica e a construir uma vitória merecidíssima.
SOMOS ENORMES!

Sem comentários: