1. Há coisa de três meses veio a público os novos valores que os canais Sky e BT vão pagar à Premier League pelos direitos de transmissão no Reino Unido nas épocas 2016/17; 2017/18 e 2018/19.
São 6.925 milhões de euros, sim, isso mesmo, quase 7 mil milhões de euros, por todos os 504 jogos das próximas três épocas (168 jogos por época) a dividir pelas equipas inglesas pela seguinte fórmula: 50% a dividir equitativamente pelos 20 clubes; 25% a distribuir pelos clubes conforme a classificação final obtida no final da época e 25% verbas para investimento em infra-estruturas (fonte Jornal Público).
2. No passado fim-de-semana disputou-se o Play-off de acesso à Premier League. O Norwich venceu por 1-0 o Middlesbrough e arrecadou perto de 100 milhões de euros. Este valor bate os 30 milhões de euros que a Alemanha recebeu por ter vencido a final ou os perto de 40 milhões que o Real de Madrid recebeu pela conquista da 10ª taça da sua história.
Outro exemplo é o que as equipas inglesas que foram despromovidas para a Championship vão receber a título compensatório. Cerca de 70 milhões de euros distribuídos por 4 épocas de forma a ajudar os clubes suportar os custos da despromoção (fonte Suplemento Ataque do JN).
Alguns números das vendas dos direitos televisivos da liga inglesa (às operadoras Sky e BT)
6.925 milhões de euros pelas épocas 2016-17; 2017-18 e 2018-19
168 jogos por época
504 jogos no total das 3 épocas
13,7 milhões de euros pagos em média por jogo
133 milhões espera receber o último classificado da premier
3. Décadas de má gestão da LPFP, ou de jogadas de bastidores dos chamados três grandes para receberem a maior fatia do bolo, a que se junta o oportunismo da SportTV conseguiram afastar os adeptos dos nossos estádios. Quem já se esqueceu de jogos disputados em dias e horas que não lembram o diabo só para esse canal passar sem concorrência na TV jogos da liga inglesa (felizmente ou não já perdeu os direitos) ou da liga espanhola?
Na Inglaterra todos os jogos da liga são transmitidos e jogados a horas decentes e não é por isso que os adeptos deixam de ir aos estádios. Por cá são transmitidos cerca de cinco jogos por jornada e mesmo assim as taxas de ocupação dos estádios estão muito longe do mínimo satisfatório.
4. Se houvesse um interesse sério das direcções dos clubes mais pequenos por uma melhor distribuição dos dinheiros da TV, qualquer clube da nossa liga poderia contratar craques e com isso trazer mais adeptos aos estádios.
Infelizmente em Portugal clubes como o nosso dependem deste ou daquele agente FIFA mais caridoso, ou deste ou aquele clube mais prepotente para construir planteis competitivos mas isso tem um preço: só não temos cada vez menos gente nas bancadas devido à política das portas abertas e nos negócios de milhões apenas nos calham alguns tostões.
sobre este assunto aconselho:
http://www.publico.pt/desporto/noticia/o-futebol-ingles-nunca-valeu-tanto-dinheiro-1685695
http://www.publico.pt/desporto/noticia/distribuicao-equilibrada-em-inglaterra-1685726
http://visaodemercado.blogspot.pt/2015/02/premier-league-vende-direitos-de-tv-por.html
Sem comentários:
Enviar um comentário