total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

domingo, 20 de setembro de 2015

1ª vitória fora!

O Rio Ave venceu este sábado fora o P. Ferreira por uns claros 3-0 num terreno difícil mas onde nos temos habituado a fazer bons resultados.
No onze inicial, fez-se notar a ausência de um ponta de lança de raiz, por lesão de Guedes e aparentemente também de Yazalde, tendo o ataque sido formado por Heldon, Ukra e Marvin. Na defesa saúda-se o regresso de Roderick após longa ausência por lesão e que fez parceria com Capela. Nas laterais Lionn e Edimar, meio campo constituido por Wakaso, Pedro Moreira e Tarantini.
A primeira ocasião de golo foi para o P. Ferreira com um cabeceamento a que Cássio corresponde com grande defesa aos 5 minutos de jogo. O jogo prosseguiu equilibrado e sem grandes ocasiões até à meia hora de jogo quando Roderick provavelmente na sua única falha, atrasa para Cássio com um adversário à perna e este intercepta a bola passando por Cássio mas remata às malhas laterais. Foi a segunda e última grande ocasião de golo para o P. Ferreira. O Rio Ave teve mais eficácia e quando Heldon teve a primeira oportunidade após cruzamento de Marvin, não teve problema em encostar e colocar o Rio Ave na frente aos 36 minutos de jogo. 3 minutos depois o mesmo Heldon aproveita um mau atraso da defesa pacense e frente ao guarda-redes volta a não perdoar. Grande eficácia do Rio Ave que nos colocava com uma vantagem de 2 golos ao intervalo.
Na segunda parte é de novo de Heldon a criar perigo, primeiro com um remate que passa muito próximo do ângulo da baliza adversária e poucos minutos depois a conseguir desmarcar-se pela esquerda e a conseguir contornar o adversário mas aparentemente deixando a bola sair pela linha de fundo. A 8 minutos do fim, e sem que o P. Ferreira tivesse conseguido criar nenhuma ocasião de perigo na segunda parte, o Rio Ave põe um ponto final na partida com um livre apontado de forma perfeita por Edimar já perto da área a punir falta sobre Lionn.
Vitória importante sobre um adversário direto na luta pelos lugares europeus e justa perante a grande eficácia ofensiva e pelo muito acerto defensivo que impediu o adversário de criar perigo.
Destaque para o regresso de Roderick que estabilizou a defesa juntamente com a confirmação de Capela que tem vindo a melhorar de jogo para jogo. Marvin fez mais um jogo de encher o olho tanto a atacar como a recuperar bolas e a ganhar a maior parte das bolas divididas. Heldon voltou a mostrar que é reforço, ainda que por empréstimo e toda a equipa mostrou muita coesão defensiva, demonstrada por somente 2 ocasiões de golo para o adversário ao longo de todo o jogo.
Somamos assim 8 pontos em 5 jogos num calendário que não se apresentava nada fácil e agora temos dois jogos em casa com Académica e Boavista onde não convém facilitar para não se perder o que foi feito até agora.
Voltámos a demonstrar que temos equipa, que o objectivo europeu não será descabido e que podemos ser uma das boas surpresas (ou confirmação?) deste campeonato.

Notas negativas para a lesão de Pedro Moreira que será aparentemente grave e para as más condições do estádio do P. Ferreira para os visitantes, com somente 2 cabines provisórias a fazer de WC (provisórias já pelo menos desde a época passada) e para a degradação da bancada que apesar de estarmos na capital do móvel, não se admite que sejam feitas de contraplacado e onde um adepto do Rio Ave se magoou no final do jogo ao enfiar-se num buraco criado pela degradação da bancada.

Sem comentários: