total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Perigo!

Vem aí mais uma jornada da Liga 2015/16 e aproxima-se o primeiro de dois jogos consecutivos em casa frente a Académica e Boavista.
Nas primeiras 5 jornadas fizemos 8 pontos, menos dois do que nas mesmas jornadas da época passada, mas devido a termos calendários diferentes, importa é comparar os jogos com os mesmos adversários. Nesse aspecto, continuamos com saldo positivo, pois apesar do empate em Belém onde no ano passado tínhamos vencido (-2 pontos), vencemos o Braga em casa com quem tínhamos perdido (+3 pontos) e empatamos em Setúbal onde também tínhamos perdido (+1 ponto), repetindo-se a vitória em Paços de Ferreira e a derrota em casa com o Sporting.
Para mantermos o saldo positivo, convinha então vencermos estes dois jogos em casa, com Académica e Boavista a quem também vencemos na época passada.
Mas o perigo está em toda a gente pensar que estarão garantidos estes 6 pontos e que daqui por duas jornadas teremos 14. Esse é o desejo, mas nada está garantido. Apesar de termos marcado em todos os jogos, há que manter a concentração e não pensar que o golo aparecerá mais tarde ou mais cedo (veja-se o jogo em casa com o Gil Vicente na época passada onde criámos várias oportunidades de golo mas nenhuma entrou). A tendência nestes jogos é olhar para a classificação e dar logo um favoritismo total ao Rio Ave frente ao último classificado que ainda não pontuou, esquencendo-se que faltam jogar 90 minutos. Para além disso, a Académica acaba de mudar de treinador e também já tivemos o sabor amargo de defrontar um adversário motivado por uma chicotada quando perdemos a época passada por 4-1 em Setúbal.
Se com NES conseguimos mudar a mentalidade do clube, deixando de jogar para o pontinho ou de pensar na manutenção, para tentar alcançar objectivos mais altos, Pedro Martins deu na época passada um passo em frente ao melhorar bastante a performance em casa quando temos mais obrigação de tomar conta do jogo e esta época estamos a confirmar que podemos disputar olhos nos olhos quer em casa quer fora o resultado, seja qual for o adversário.
Para confirmar esse nosso crescimento, nada como conseguir então demonstrar em campo nestes dois próximos jogos que não temos medo do favoritismo e que mesmo perante possíveis imponderáveis como lesões ou arbitragens menos felizes, seremos capazes de ultrapassar estes adversários.

Nós, o 12º jogador, também teremos de fazer a nossa parte e para além do apoio que temos dado fora de casa, temos também que ser pró-activos e tornar o ambiente do nosso estádio uma motivação extra para os nossos jogadores e um motivo de intimidação para o adversário.

Não vamos facilitar! P'RA CIMA DELES!

Sem comentários: