Recordo que no passado o nosso Clube praticou durante um bom tempo dos anos 90 a política do “Bilhete Suplementar”, que teria o valor de 100 escudos, ou seja 50 Cêntimos nos tempos de hoje. Só que a obrigatoriedade dos sócios comprarem bilhetes todos os jogos não colheu frutos e os sócios preferiram em Assembleia aumentar o valor das quotas evitando assim que de 15 em 15 dias tivessem que ir para a bicha comprar o tal “Bilhete Suplementar”.
As nossas quotas, apesar do que se apregoa, não são (as mais) baratas. É certo que não pagamos bilhete extra para assistir aos jogos da Liga e da Taça da Liga, excepto meias-finais e finais, e já agora da Liga Europa.
Outros clubes praticam a modalidade de quota/bilhete e mesmo assim em alguns clubes os seus sócios pagam menos por ano do que nós, como já publicamos antes no blogue com base numa recolha feita pelo Jornal de Notícias.
Mas se por algum motivo um sócio deixar acumular as quotas em atraso, se as quiser actualizar e não tiver meios financeiros para isso ou espera por um perdão das direcções, o que viola os nossos estatutos, ou terá que esperar dois anos para se fazer novamente sócio. Esta readmissão só pode ocorrer uma vez mas é um facto que existem os profissionais na “re-associação”. Assim, em vez de mantermos e tentarmos aumentar o número de sócios, temos uma dificuldade em cativar os sócios já existente.
Pessoalmente acho que temos sócios a mais. Se reduzíssemos o número de sócios para duas ou três centenas e apostássemos mais nos mais novos em idade escolar, principalmente os miúdos e miúdas da formação, acredito que a médio/longo prazo ganharíamos muito com isso. Mas para isso acontecer seria preciso que desde as escolinhas os nossos responsáveis “formatassem” esses miúdos e miúdas e principalmente proteger-los do “contágio pernicioso” dos seus pais e familiares.
O Record de 25 de Maio noticiou que os sócios do Chaves aprovaram em Assembleia a alteração do valor das quotas e pela primeira vez os seus associados vão pagar bilhete, no valor de 5 euros, em todos os jogos. Talvez uma forma de nós mantermos ou aumentar o número de sócios seja uniformizarmos de uma vez o valor das quotas para e cobrar bilhete para os jogos.
Já agora um aparte: acho que não não faz sentido em pleno século XXI haver diferenças no valor das quotas cobradas aos homens e mulheres das categorias de bancadas “Coberta” e “Descoberta” e “Sócios por Correspondência”, Acho que este cavalheirismo bacoco já não tem lugar no nosso Clube ainda para mais quando já temos atletas femininas e pelos vistos o número das atletas está em vias de aumentar.
(continua)
NOTA: vai para 7 meses que o Borges fez um post com um assunto idêntico http://rioavistas.blogspot.pt/2014/09/novos-socios.html
Sem comentários:
Enviar um comentário