total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Futsal: o que se passa?

Tenho aguardado pacientemente por uma vitória da equipa sénior de futsal de forma a dar colorido a uma análise ao que tem sido este arranque de temporada, que diga-se em abono da verdade, tem sido um arranque em falso. A equipa é basicamente a mesma da época passada, o que faria antever uma época estável de forma a ficar nos 8 primeiros, contudo, o melhor que se conseguiu até ao momento foram 3 empates e o último lugar da classificação. Não deixa de ser estranho que têm sido questões de pormenor que têm deixado fugir os pontos, com golos nos instantes finais a deitarem tudo a perder, sendo que temos muita experiência no plantel.
Volto a insistir na mesma tecla, faz sentido um clube como o Rio Ave, com o estatuto que tem, ter uma modalidade constantemente a lutar para não descer? Deve-se repensar a aposta? Eu pessoalmente, sou apologista de um reforço de orçamento numa modalidade em que 100 mil euros a mais daria azo a outros voos. Em contrapartida, existem vozes que acham que para isto mais vale pegar no dinheiro e investir na formação, abandonando assim a modalidade. O que acham os rioavistas sobre isto? Hora de refletir?

6 comentários:

Anónimo disse...

A meu ver os clubes portugueses com futebol profissional estão a cometer um erro estratégico, que é não darem prioridade ao futebol feminino. Nos que têm equipa os recursos são divididos com outros desportos, e sempre com o futebol feminino como última prioridade, ou nivelado por baixo, ao ponto de se perder o significado do investimento.

O futsal é um desporto que se dá bem com clubes sem futebol de alto nível: Viseu 2001, Fundão, Modicus, Azemeis. Dificilmente vai passar deste nível, no resto da Europa só o Barcelona faz uma aposta forte enquanto que praticamente todos os clubes da La Liga têm futebol feminino.

São muitas vantagens numa comparação directa com o futsal, mas a o Rio Ave nem precisa de se agarrar a elas, pois tem uma janela de oportunidade para ser apresentar aos adeptos como um clube que existe para o futebol masculino/feminino, onde as equipas são tratadas exactamente da mesma forma, excluindo nos salários. Nenhum clube em Portugal faz isto, nem sequer anda lá perto, o Braga até "tira" dinheiro à equipa para dar ao futebol de praia, já sem falar no futsal.

Se o Rio Ave se quiser afirmar pela diferença e antecipar a realidade europeia actual, sai do futsal e entra no futebol feminino. Caso insista no futsal vai continuar com imensa dificuldade em acompanhar clubes sem futebol profissional. E mesmo a insistir num desporto de pavilhão não creio que a equipa de futsal masculina seja a que dá mais retorno global, entre as 10 que em teoria o clube pode ter.

Anónimo disse...

Formação? qual formação? o Rio Ave já não faz formação...faz scouting...
e para isso já se gasta muito dinheiro e anda mta gente a governar-se com isso menos o clube que não aproveita nada...e ainda dispensa os terra.

Que se invista mas é no futsal que é uma modalidade de grande futuro e como aí que se saiba ainda não se vai buscar fora pelo menos jogamos com os da terra na formação...e que metam os olhos no Caxinas que a grande maioria são da terra e têm resultados com isso...mas o Rio Ave não...os de fora é que são bons...depois é ve-los fugir á mínima oportunidade, sendo que alguns nem qualidade têm.

Anónimo disse...

“O futsal é um desporto que se da bem com clubes sem futebol de alto nível.”
“Na Europa só o Barcelona faz uma aposta alta”
Frases de alguém que não gosta do futsal do rio ave ou não percebes nada do que diz .
Os jogadores de futsal do Benfica e o sporting , recebem salários maiores que os jogadores do futebol de 11 do rio ave , como os clubes com futebol de alto nível não investem no futsal????
Nao venham para cá dizer asneiras . Obrigado .

Anónimo disse...

Dizer que o Caxinas joga com jogadores da terra é mesmo para rir...só não joga com mais atletas de fora porque não tem dinheiro para mais...e na formação do Caxinas é só ver a carrinha a ir buscar os miudos aos bairros do Porto

Ass: Bairro do cerco e do Falcão

s.oliveira disse...

Investir no futebol feminino? Mas já nos esquecemos como acabaram com o futebol e futsal feminino (sénior e júnior) no Clube? E eue fomos um dos clubes convidados pela FPF para participar na primeira edição do campeonato feminino de futebol?

No meu Clube, se um director é acusado de de vender constantemente bilhetes à casa do benfica de famalicão, recebe o prémio de director do ano. Se uma directora dá cabo da aposta no desporto feminino, continua mas na mesa da assembleia.

Aqui no blogue defendemos desporto para todos, dos mais petizes aos mais velhos
http://rioavistas.blogspot.com/search/label/futsal%20feminino

João Paulo Meneses disse...

Se bem me recordo, no Caxinas - Rio Ave da época passada (Taça de Portugal) havia mais jogadores da formação do Caxinas a jogar pelo Rio Ave do que no próprio Caxinas.