Como vimos na proposta 13 (https://rioavistas.blogspot.com/2022/11/propostas-de-alteracoes-dos-estatutos_21.html), é proposta a criação do figura do provedor o que leva a criar uma Secção só para esta figura que pretende definir as suas competências e forma de nomeação (que até coincide com a proposta que enviei).
Na sessão de esclarecimento alertei para o facto de algumas funções a atribuir e o número mínimo de anos para o exercício do cargo o equiparar ao cargo do presidente da mesa da assembleia e para o facto da sua substituição por perda de confiança da direcção só deveria ser feita pelos sócios reunidos em assembleia, caso contrário a independência e isenção do mesmo poderá estar em causa.
10 anos de filiação parece-me o ideal assim como deveria ser nomeado um sócio com formação académica superior para o exercício específico desta função, pois trata-se de alguém capaz de saber ouvir, interpretar e transmitir as questões dos associados aos diversos órgãos sociais e departamentos da SDUQ. E por fim, saber passar a resposta deste aos associados e ser capaz de emitir uma opinião, parecer ou reflexão sobre o tema tratado... com independência e isenção.
Para este ponto aconselho a leitura o estatuto dos provedores disponível no site da RTP https://media.rtp.pt/empresa/provedores/estatuto-dos-provedores/.
2. estas são as propostas que foram apresentadas aos sócios na sessão de esclarecimento do passado dia 1 de Outubro, o que não significa que não venham a ser apresentadas outras alterações na futura AG Extraordinária)
Sem comentários:
Enviar um comentário