A colecção de hoje é a Remates d'Oiro da editora Saqueta, com 240 cromos desenhados por Jorge Rosa, onze jogadores por equipa mais o emblema de cada um dos 20 clubes da 1ª Divisão.
O campeonato da 1ª Divisão da época de 1987/88 foi um campeonato atípico por teve vinte equipas com 38 jornadas fruto de um alargamento motivado pelo caso Mapuata do Belenenses (segundo se consta, desta vez o Belenenses foi prejudicado, o Marítimo beneficiado e "com graves consequências para outros clubes"*, como foi referido na postagem 5 sobre as colecções de cromos, número que se manteve por mais uma época.
A nossa equipa acabou a época no 18º lugar com 28 pontos (a vitória na altura valia 2 pontos), a pior classificação até à data, e acabou por ser relegada para a 2ª Divisão e só regressaria 8 épocas mais tarde sob comando do mister Henrique Calisto.
Nessa época começou no banco o treinador brasileiro Mário Juliato, o mesmo que disse quando chegou que em pouquíssimos anos faria do Rio Ave FC campeão nacional, coadjuvado pelo ex capitão Duarte. Esteve nos comandos até à 24ª jornada, tendo sido depois substituído pelo Mário Reis.
Nessa altura figuravam na nossa equipa alguns jogadores, que não apesar de não aparecerem nesta colecção ficaram na nossa memória, como o Isaías, o Moke, o Antero, o guarda-redes Pimenta ou o espanhol Carrasco por exemplo.
LINKS: https://rioavistas.blogspot.com/2023/06/coleccao-de-cromos-5.html
* Livro do Rio Ave FC 1939-2019 de José M.A. Almeida

Sem comentários:
Enviar um comentário