total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

terça-feira, 14 de março de 2023

Manutenção assegurada?

 O Rio Ave venceu o Gil Vicente com toda a justiça, tendo sido os três pontos conseguidos com maior sabor, principalmente quando o campo se inclinou por fatores externos. Mas não só, esta vitória poderá ter garantido a permanência a dez jornadas do fim. Com 10 jogos por disputar não é credível que os três últimos consigam cinco vitórias, ou seja, 50% do que falta disputar, quando esse número de vitórias foi o que conseguiram no restante campeonato.

Ainda assim, o Rio Ave ainda tem que jogar contra essas 3 equipas, a começar já no próximo Domingo(sexta-feira), e não vamos ajudar a alterar as estimativas. Qualquer coisa como não perder, será decisivo nas nossas aspirações e uma machadada nas do Santa Clara.

Ainda sobre o jogo de Domingo, falar da emoção, espírito de equipa, a conjugação de esforços, o dar as mãos em momento de dificuldade e toda a envolvência que ajudou a conseguir os três pontos. Um pouco há imagem da época passada em que a palavra "família" se revelou determinante..

Apoio do público a revelar-se fundamental

Dentro e fora do relvado, o dar as mãos foi decisivo, assim como algumas exibições superlativas. Fábio Ronaldo, o homem do jogo, jonathan no momento do jogo, foram as imagens de destaque. Mas poderia ser Costinha, Aderllan, Pantalon, Graça, Boateng....

Ukra aos abraços a Jonathan que defendeu o penaltie e garantiu os 3 pontos


Uma palavra para míster Freire, que com todas as adversidades- recordar que já perdeu 3 jogadores do plantel e não pôde substituir pelas razões que todos conhecemos- volta praticamente a conseguir os objetivos propostos, mesmo quando toda a gente duvidou a determinada altura. Fiel aos seus princípios, goste-se do estilo ou não, a razão parece estar ao lado dele. Como sócio há mais de trinta anos apenas lhe peço que garantida a manutenção nos presenteie com um futebol vistoso e de ataque.

Jonathan acabava de defender o penaltie que garantiu os três pontos 


1 comentário:

DS disse...

Sem dúvida que se viveram momentos à "Casa Pia" ou "Chaves" da época passada,apenas com menos gente no estádio.

O Mister ainda me dá muitas dores de cabeça, mas nós também temos razão na nossa teimosia:
Os centrais estão menos amarrados (são 3 é certo - mas sobem mais e apoiam mais os alas no um para um);
O Graça veio trazer um estilo mais capaz de chegar ao adversário com bola no pé e não com bola nas costas;
Ainda nesta ideia, a qualidade de toque de bola do André Pereira veio trazer mais um elemento de segurança e apoio aos médios.
O Amaral não está a jogar a central. Se é para defender que use bons defesas.

Nunca duvidei da sua capacidade de trabalho e contra o FCP em casa ficou claro que a equipa estava com ele, pela forma como festejaram os golos. E muitos golos nossos são fruto de trabalho de casa. É visível.
Falta mesmo o futebol mais bonito. Disso é que tenho dúvidas. E ele pode ter razão em não arriscar mais. Dá ideia que não quer e pode só saber que a equipa não dá para mais.

Por aquilo que o treinador disse na última conferência acredito que poderá dar oportunidades outros jogadores. Afinal, se existirem os problemas nas contratações, é melhor começar a preparar as camadas jovens. Guga e Costinha (sobretudo) serão mais difíceis de segurar* e será preciso substituir. Samaris e V. Gomes (a renovar) poderão ter perda de desempenho.

*A confirmar-se o impedimento de contratar o segredo o próximo verão é segurar jogadores até janeiro. Isto poderá implicar descontos. É um "jogo" difícil que a gestão terá que fazer. Vender e acreditar nos substitutos? Vender mais barato para adiar a entrega? Pagar para segurar o jogador?