total de 835 jogos na 1ª Divisão/Liga / 945 pontos conquistados na 1ª Divisão/Liga / 885 golos marcados na 1ª Divisão/Liga
FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL: 1/MAIO /1984 e 18/MAIO/2014 FINAL DA TAÇA DA LIGA: 7/MAIO/2014 FINAL DA SUPERTAÇA: 10/AGOSTO/2014
TÍTULOS 2ª DIVISÃO/LIGA 1985/86; 1995/96 e 2002/03 3ª DIVISÃO 1976/77 3º MELHOR CLUBE PORTUGUÊS (IFFHS) 2014

LIGA NOS 2019/20 05/JUL 17h00 30ª jornada Gil Vicente - Rio Ave FC 09/JUL 17h00 31ª jornada Rio Ave FC - Portimonense 13/JUL 19h00 32ª jornada Marítimo - Rio Ave FC
LIGA EUROPA 02/AGO 20h00 2ª mão Rio Ave FC - Jagiellonia Bialystok TAÇA DE PORTUGAL 27/DEC h 5ª eliminatória Marinhense - Rio Ave FC TAÇA DA LIGA 21/DEC 15h00 3ª fase 3ª jornada Rio Ave FC - Gil Vicente

ORGANIZAÇÕES FIFA UEFA FPF LPFP AFPORTO

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Imprensa do dia

A BOLA
Ele já roubou um título ao Benfica

Em 2004/2005, Ricardo Chaves e o “seu” V. Setúbal negaram vitória ao Benfica na Taça de Portugal. Médio acredita que vila-condenses podem vencer na Luz, mas distancia-se de luta à qual só o calendário os chamou...
A história comum entre Rio Ave e Benfica nunca foi testemunha de uma vitória da equipa de Vila do Conde na Luz, desfecho imprescindível para evitar a consagração das águias. Mas no balneário dos Arcos há quem já tenha feito uma desfeita aos encarnados, montado o palco de um encontro decisivo.
Nem é preciso recuar muito no tempo. 29 de Maio de 2005, final da Taça de Portugal: Ricardo Chaves e o seu V. Setúbal venceram por 2-1 e ergueram o troféu. «Esta partida também será uma final, embora, no Jamor, estivéssemos a discutir um troféu, o que galvaniza ainda mais uma equipa», admite, frisando que, «ainda assim, há um princípio de dignidade e profissionalismo que tem de ser sempre respeitado».
«O jogo mais marcante» da carreira do médio, com a conquista de uma taça «frente a um adversário que tinha acabado de se sagrar campeão», pode servir de inspiração na preparação deste desafio. «Acreditar, ter ambição e ser humilde, reconhecendo a superioridade do opositor. Depois, poderemos estar num dia em que tudo sairá bem ao Rio Ave e tudo sairá mal ao Benfica», mergulha num mar de hipóteses.
Com um título em causa, «sente-se uma envolvência especial» nesta jornada. «Mas é algo que diz respeito ao Benfica. Só estamos relacionados com isto porque o calendário assim o determinou», aponta o vila-condense, reconhecendo o «elevadíssimo grau de dificuldade» desta missão: «Vai ser extremamente difícil. Esta época, apenas o Marítimo pontuou na Luz, saindo de lá com um empate, logo na 1.ª jornada. E a igualdade também lhes serve.»
Por Rui Amorim

RECORD
Renovar com Jeferson o mais rápido possível
HÁ MAIS INTERESSADOS NO CONCURSO DO CENTRAL
Alcançado o objetivo da temporada, os responsáveis vila-condenses iniciaram contactos para finalizar as ideias que já traziam com vista à nova temporada. Gaspar vai ver exercida uma cláusula de renovação e assegurar a continuidade de outro central é prioritário: Jeferson está emprestado pelo Rio Preto e perfila-se como natural sucessor de Fábio Faria.
A formação brasileira pretende vender o seu passe, mas não é de descartar um novo acordo para a cedência por mais 12 meses. No entanto, a direção presidida por António Silva Campos sabe que não está sozinha na corrida pelo jogador, de 24 anos. As 3 aparições na Liga chegaram para despertar a cobiça de alguns emblemas e o V.Setúbal, onde Jeferson treinou-se antes de rumar ao norte do país, mantém-no debaixo de olho.
Testes. Ontem, Carlos Brito prosseguiu a preparação para a deslocação à capital. André Vilas Boas foi ensaiado no eixo da defesa, enquanto Bruno Fogaça mostrou estar apto para voltar às opções.
Mas na frente de ataque quem mais brilhou foi Bruno Moraes. O avançado, que já derrotou o Benfica (apontou o 3.º golo na vitória do FC Porto, no Dragão), esteve inspirado e prometeu estragos... na Luz!

Fábio Faria disponível para defrontar águias
BRUNO FOGAÇA RECUPERADO PARA JOGO NA LUZ
Fábio Faria manifestou disponibilidade para jogar frente ao Benfica, clube que representará nas próximas quatro temporadas. Assim, se Carlos Brito quiser, o defesa-central jogará a derradeira jornada, domingo, na Luz.
"É um momento irónico para mim, mas sou profissional e tenho de defender as cores do Rio Ave. Ainda assim, não estava à espera de passar por este momento, é complicado. Espero que o Benfica seja campeão, mas irei lá lutar pelos pontos. Se marcasse um golo seria complicado, mas também não quero defraudar as pessoas do Rio Ave que confiaram e apostaram em mim", sublinhou o atleta, que pensou que "o Benfica iria resolver a questão do título na jornada anterior, frente ao FC Porto".
O treinador do Rio Ave também poderá contar com o recuperado Bruno Fogaça. Entre os indisponíveis continuam Bruno Mendes, Jeferson, Valdir e Vítor Gomes.
Autor: RICARDO VASCONCELOS

Sem comentários: